Foram quase seis horas dentro de uma universidade em Sheshan, a cerca de uma hora  de carro do centro de Xangai, na China. Lá, estava em jogo o futuro de Cesar Cielo e de outros três nadadores brasileiros  Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked flagrados por doping. De terno e gravata, o campeão olímpico e mundial entrou e saiu do local sorrindo, mas sem falar com a imprensa. Agora, vai esperar até as 7h de quinta-feira (horário de Brasília), quando o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) divulgará o resultado do julgamento. A maior punição possível por uso do diurético furosemida é de dois anos.

Cielo espera receber no máximo dois meses de suspensão contada a partir do exame, em maio,o que permitiria a ele disputar o Mundial de Xangai. A competição de natação começa no domingo (noite de sábado no Brasil). Se a punição for de mais de cinco meses, ficará fora do Pan de Guadalajara, em outubro.

A pior das hipóteses é pegar mais de seis meses de punição. Neste caso, a chamada Regra de Osaka o tiraria automaticamente dos próximos Jogos Olímpicos, em Londres-2012. A regra do Comitê Olímpico Internacional (COI), no entanto, será julgada pelo mesmo TAS em setembro. O Comitê Olímpico Americano quer derrubá-la.

 

Com Informações G1.