Em pouco mais de 20 segundos, Cesar Cielo arrancou das costas o peso de 20 dias. E chorou. Muito. Depois de passar quase um mês nadando no incômodo terreno das explicações, o brasileiro voltou a falar alto nesta segunda-feira, do jeito que mais gosta: com braçadas. Nos 50m borboleta, prova que sequer é sua especialidade, atravessou a piscina em 23s10, castigando a água do Centro Esportivo Oriental com a força de quem viu seu nome ligado ao doping ao longo do mês. Bateu em primeiro, gritou, sentou-se na raia, olhou o placar, chorou feito criança. É este o Cielo que abre os trabalhos em Xangai: absolvido pelo tribunal e novamente campeão mundial dentro d’água.

É o terceiro título mundial do nadador de 24 anos, que já havia chegado ao topo em Roma, em 2009, nos 50m e 100m livre. Em Xangai, ele também vai nadar as duas provas, suas especialidades. Na quarta-feira, volta à piscina para as eliminatórias dos 100m.

– Essa medalha tem uma sensação diferente. Foi a medalha mais dura da minha vida. Eu imaginei essa cena várias vezes, mas chega na hora você não dá para saber o que vai fazer. Foi um alívio muito grande, muito bom ter vencido a prova. Foi um desabafo deixar toda essa coisa que estava presa sair. Essa prova foi sem dúvida a mais difícil, a primeira depois de tudo isso aí. Era a hora de descontar tudo mesmo – admitiu Cielo.

Choro após a glória

Antes de subir no bloco de partida, Cielo mudou seu ritual. Em vez de pegar a água da piscina para cuspir, usou o líquido que estava em sua garrafa. Secou o bloco com a toalha e ficou passando o pé, preocupado em não escorregar. O resto foi o de sempre: bateu forte no peito, fez o sinal da cruz, apontou para o céu e mergulhou para o ouro.

Com tempo de reação de 0s66, esteve sempre na frente. Não chegou a abrir grande vantagem, mas dominou a prova e deixou os rivais para trás. Bateu em primeiro, quebrando o gelo de um mês em que foi visto mais de terno do que de bermuda. Não demorou praticamente nada para cair a ficha.

Cielo sentou na raia e berrou muito com braços abertos para o alto. Chorou copiosamente. Desceu da raia e ficou olhando para o placar por quase dois minutos, como se ainda buscasse a confirmação de que estava no topo do mundo outra vez. Ganhou ali o reconhecimento do público, que começou a aplaudi-lo.

O ouro veio logo na primeira final de Cielo após o caso de doping. No dia 1º deste mês, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou que o nadador tinha sido flagrado no exame antidoping pelo uso de furosemida. Cielo alegou que houve contaminação de um suplemento alimentar numa farmácia de manipulação de sua cidade, Santa Bárbara D’Oeste. A CBDA aplicou ao nadador apenas uma advertência, mas a Federação Internacional decidiu mandar o caso ao Tribunal Arbitral do Esporte. Três dias antes do início da natação no Mundial, o TAS decidiu manter apenas a advertência e liberou o nadador para a disputa.

Desde a primeira vez em que caiu na piscina em Xangai, Cielo parecia determinado a voltar ao topo, ainda que no nado borboleta, que não é sua especialidade. Ele foi o mais veloz das eliminatórias e da semifinal. Na decisão, manteve o ritmo e nadou para o ouro.

Fonte: Globo Esporte