No final de agosto a agencia nacional de energia elétrica divulga o reajuste da tarifa para o estado do Piauí. O aumento ocorre justamente quando o consumo dispara, devido, principalmente, aos ventiladores e condicionadores de ar que funcionam durante  mais tempo e com maior consumo para conter o calor do b-r-o-bró.

A tarifa é determinada pela ANEEL, que avalia o reajuste com base na solicitação de aumento enviada pela Eletrobrás Piauí, mas, principalmente, por levantamentos realizados pela própria agencia. “A ANEEL avalia nossos números e, com base neles, determina quanto teremos de aumento ou redução na tarifa de energia”, comentou Carlos Salomão, da Assessoria de Imprensa do órgão.

Segundo ele, houve redução de tarifas em 2008 e 2009. Mas em 2010 os piauienses tiveram aumento 1,8% para baixa tensão e 4,99% para a alta tensão. Salomão também acrescenta que a empresa local ainda não enviou para a Aneel a solicitação de reajuste para este ano.

Para determinar o aumento ou redução da tarifa a Aneel leva em consideração metas de referência para todas as empresas. Quem mais se aproxima destas metas terá mais direito a reajuste positivo. Porém, também são levados em consideração dados como o aumento de consumo e o acompanhamento da empresa para suprir a demanda. O reajuste servirá para premiar e suprir os gastos com a expansão.

No Piauí foi registrado um aumento de 17% do consumo entre 2009 e 2010. Caso a Eletrobrás Piauí consiga comprovar investimentos e ganhos em eficiência, a empresa será recompensa com os reajustes de tarifa e o consumidor vai amargar o aumento no período em que mais utiliza energia.

 

Fonte: Meio Norte