O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011 será a única forma de seleção para os cursos do primeiro semestre de 2012 em pelo menos 30 universidades federais. A Universidade Federal do Piauí vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2012 pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu.

Pelos menos 24 instituições já confirmaram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) como única forma de ingresso – as adesões mais recentes foram da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), em Minas Gerais.

Em outras seis universidades a seleção será feita somente com a nota do Enem, mas não necessariamente pelo Sisu. As provas do Enem deste ano acontecem nos dias 22 e 23 de outubro em quase 1,6 mil municípios. Dos 6,2 milhões que fizeram inscrição, 5,4 milhões pagaram a taxa e estão habilitados para o exame.

Desde que passou a fazer as vezes de vestibular em 2009, o Enem ganhou outro peso. Para se ter uma ideia, em 2011, cerca de 83 mil vagas em instituições públicas foram disputadas diretamente com base na pontuação da prova por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Em 2009, a prova foi furtada de dentro da gráfica em que estava sendo impressa. No ano passado, mais um erro gráfico e uma troca no cabeçalho dos gabaritos provocaram tumulto no processo.

De acordo com o reitor Luiz de Sousa Santos Junior a adesão ao Sisu foi uma decisão acertada e é um ganho para os estudantes que não ficarão mais divididos entre duas formas de ingresso. "Essa foi uma decisão baseada em informações que nós recebíamos da própria sociedade piauiense. Os estudantes estavam ficando bastante sobrecarregados e divididos entre dois processos. O Enem é um modelo mais simples e que possibilita ao candidato concorrer em qualquer universidade do Brasil", destacou o reitor.

Fonte: Proparnaíba