A mostra Piauí Sampa 2011 acontece entre os dias 8 e 14 de agosto, no shopping Eldorado, em São Paulo, das 10h às 22h (exceto domingo, das 12h às 20h). A abertura do evento, na noite do dia 8 de agosto, terá um desfile com as riquezas do Estado.

O evento reuni vários setores da economia piauiense como artesanato, turismo, gastronomia, cultura, moda e acessórios, gemas e jóias, tecnologia da informação e agronegócios.

O evento contará com a arte santeira, os bordados de Buriti dos Lopes, as rendas de bilro do Morros da Mariana do município de Ilha Grande, tapeçaria, entre outros. Todos os produtos serão vendidos diretamente ao público pelos fabricantes.

Produtos customizados, ao gosto do cliente, são o forte da linha de produção da Divina e Dita, empresa que participará da sétima edição da Piauí Sampa. As bonecas japonesas Blythe, da coleção pessoal de Neila, também vão compor uma vitrine do Espaço da Moda na Piauí Sampa. As roupas, que irão vestir as bonecas, foram fabricadas com rendas do Piauí, a exemplo do bilro, do frivolitê e da renascença. Outra empresa que participará da Piauí Sampa é a Deura Melo Bolsas, que fabrica bolsas artesanais, além de carteiras de festa e necessaires, com design diferenciado e materiais regionais, como a palha e o bordado.

A empresária Deura Melo, que participará da mostra pela quinta vez, conta que para ela o evento é sempre muito proveitoso. “Minhas peças agradam tanto ao público, que sempre comercializo tudo o que eu levo. Este ano, confeccionei mochilas para notebook, buscando atender à demanda dos visitantes, surgida em edições anteriores”, destaca.

A Deura Melo Bolsas conquistou o mercado paulista através da Piauí Sampa. “Hoje tenho clientes em São Paulo, que consomem as minhas peças. Antes de participar da mostra, a realidade era outra. Espero que os resultados deste ano sejam iguais ou melhores que os de 2010”, acrescenta.

No segmento da moda serão destaques ainda as jóias em opala, além das bolsas e acessórios da Toda Pat e da Bolsa Ecológica, cujas peças são fabricadas com retalhos de tecidos. Os vestidos de festa da Fil-à-Fil também farão parte da vitrine da moda piauiense no evento.

Piauí Sampa traz, também, a cajuína: cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, a bebida ‘marca registrada’ do Piauí mostra por que, além de saudável e muito saborosa, não pode faltar no seu dia a dia.

A Mostra Piauí Sampa é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; em parceria com o Sebrae Nacional e patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Teresina, Governo Federal, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

Na edição de 2010, o evento reuniu cerca de 80 empreendedores piauienses de oito setores econômicos, movimentando o Shopping Eldorado por uma semana. Moda e acessórios, gemas e jóias, artesanato, turismo, agronegócios (apicultura, cajucultura, fruticultura e cachaça), cultura, gastronomia e floricultura tropical foram alguns dos setores presentes na amostra.

A Mostra Piauí Sampa é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; em parceria com o Sebrae Nacional e patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Teresina, Governo Federal, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

 

Fonte: Piauí Sampa