Pouco menos de um mês depois da eliminação na Copa América, o Brasil volta a campo disposto a levantar a autoestima. No 13º compromisso da era Mano Menezes, o adversário do time canarinho será a Alemanha, nesta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), na Mercedes Benz Arena, em Stuttgart. O dia 10 de agosto traz boas recordações para Neymar, Ganso, Pato & cia. Na mesma data, em 2010, a equipe estreou sob o comando do novo treinador e venceu os Estados Unidos por 2 a 0, em Nova Jérsei. Se depender da coincidência, a equipe tem tudo para conseguir um resultado positivo.

Naquela ocasião nos Estados Unidos, Ganso teve atuação de gala. Neymar e Pato marcaram os gols do triunfo. O desempenho encheu o técnico de otimismo para o futuro canarinho. Porém, com a lesão do camisa 10, a equipe e a formação só voltaram a ser repetidas mesmo na Copa América. No torneio, a Seleção obteve uma vitória e três empates. Nas quartas de final, após empate no tempo normal por 0 a 0, derrota nos pênaltis por 2 a 0. Nas cobranças, Elano, Fred, Thiago Silva e André Santos desperdiçaram.

Página virada e o início de uma nova etapa. Nomes como Elano e Luisão ficaram para trás. O zagueiro Dedé, do Vasco, e os volantes Ralf, do Corinthians, e Luiz Gustavo, do Bayern de Munique, ganharam as primeiras oportunidades. O sonho agora é outro. Não é mais continental, é olímpico. A partir de agora, Mano Menezes começa a pensar no grupo que vai disputar o torneio em Londres, em 2012. E, nesse planejamento, Ganso e Neymar estão incluídos.

Para o duelo em Stuttgart, Mano ainda tem dois problemas. Lucas Leiva, suspenso, está fora. O estreante Ralf entra em seu lugar. Além do volante, o lateral-direito Maicon perdeu o voo em Belo Horizonte e só se apresentou à Seleção na noite de terça-feira. Apesar disso, o treinador já havia admitido a vontade de escalar Daniel Alves no setor.

Fonte: globoesporte.com