Nesta semana comemoram-se o dia do Advogado e o dia da Parnaíba. Ser advogado já é um privilégio. Morar em Parnaíba… não tem preço. A profissão e a cidade nos encantam e ambas tem importância inquestionável.  

A princípio não teria lógica escrever em um só artigo sobre Direito e Parnaíba. Mas, se analisarmos com mais profundidade haveremos de reconhecer que é o Direito que rege as relações sociais em nossa cidade e, certamente, é através dele que são fixadas as diretrizes para um futuro melhor. Por isso, não há dúvida de que as estruturas social, econômica, política e educacional da Parnaíba sofrem, e sempre sofrerão, as influências do Direito e, consequentemente, da advocacia.    

Ora, se o Direito tem essa função de proteger as relações intersubjetivas e de manutenção da ordem social, está evidente a importância dele para Parnaíba, e, mais do que isso, resta claro que o exercício da advocacia é essencial para o crescimento ordenado da cidade. Afinal, sem advogado o direito não poderia ser efetivado.    

É verdade que podem existir no Direito imperfeições, mas a tentativa de aperfeiçoamento é eterna. Dessa forma, feliz é a coincidência da aproximação do dia da Parnaíba e o dia do Advogado. Interação e colaboração recíproca: a Parnaíba crescendo e a advocacia ajudando-a a crescer. Estas datas festivas são um convite para nós munícipes renovarmos a esperança de dias melhores e de luta constante contra as injustiças e na defesa da cidadania.    

Percebe-se que existe, por parte de alguns, um entendimento equivocado de que as normas de direito entravam o crescimento da cidade. Pelo contrário, são elas que traçam as diretrizes e estratégias das políticas a serem implantadas e disciplinam o comportamento das pessoas, impondo limites, inclusive aos gestores públicos. Pensemos o que seria do nosso País, do nosso Estado e da Parnaíba se nos dias de hoje prevalecesse a autotutela, onde predominava sempre a força física. 

Parabenizo, portanto, a todos os parnaibanos, conclamando aos advogados continuarem a exercer a sua profissão com muita fé na Justiça e confiança nos destinos da cidade de Parnaíba.