A cidade de Parnaíba é, sem dúvida, um lugar melhor de viver. Portanto, temos muito que comemorar. Mais escolas; mais ônibus para os estudantes, mais postos de saúde; mais moradias; mais ruas e avenidas calçadas ou asfaltadas; melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); alunos do município destacando-se em diversas competições nacionais; dezenas de campeões locais, estaduais, nacionais e mundiais de jiu-jitsu, todos do projeto lutando pelo futuro; investimento no setor primário, com destaque para construção do Mercado da Quarenta e do Entreposto Pesqueiro; melhores salários para os professores, realização de concurso e convocação de um grande número de aprovados; obras em todos os bairros…

É grande a lista de avanços e conquistas do povo parnaibano nestes 300 anos de história, iniciados em 11 de junho de 1711, com a criação da Vila de Nossa Senhora de Monserrathe; nestes 249 anos de fundação da Vila de São João da Parnaíba, ocorrida em 18 de agosto de 1762 e nestes 167 anos de elevação da vila à categoria de cidade, com o nome Parnaíba, concretizado em 14 de agosto de 1844.

Também são significativas as vitórias dos últimos sete anos. A cidade tem uma história recente de superação. Há cerca de sete anos o município vivia um estágio falimentar, enquanto via se distanciar na linha do tempo um passado de pujança econômica. Aquele era um momento melancólico e de muita preocupação. O poder público municipal vivia na inadimplência, na descrença e na desmoralização junto aos órgãos federais e instituições creditícias. A população estava mergulhada numa crise aguda de desemprego e desesperança. Com muita dificuldade, a cidade foi tirada daquele marasmo e hoje a prefeitura e o povo são protagonistas de uma história de sucesso que só está começando. Ou recomeçando, tendo-se como base que Parnaíba nasceu sob o signo da ousadia e do empreendedorismo.

Hoje em dia, ainda temos muitos problemas a serem resolvidos e diversos desafios a serem enfrentados. Mas é evidente que Parnaíba mudou muito, para melhor, nestes últimos sete anos. O setor imobiliário cresce à vista de todos e não falta trabalho para os operários da construção civil. Muitos parnaibanos, que apenas sonhavam, hoje têm acesso aos bens permanentes, como imóveis, e de consumo, como carros e motos. As vagas nas universidades públicas e particulares se multiplicaram bastante neste período e não vemos mais aqueles contingentes de jovens e trabalhadores de todas as idades deixando o aconchego da família para se aventurarem nas grandes capitais do país, em busca de estudo ou trabalho. Nossa querida Parnaíba deixou de ser destino emissor de desempregados e estudantes em início de carreira, para receber pessoas de outras cidades e estados, em busca do saber universitário.

Estas conquistas são do povo. Mas a Prefeitura de Parnaíba também tem a uma grande parcela de contribuição. Muitos milhões de reais foram injetados nesta cidade com as obras públicas pagas com dinheiro municipal e federal, com o pagamento em dia do funcionalismo, com aumento salarial dos professores e com a articulação positiva que a Prefeitura faz para estimular os empresários locais e atrair investidores de fora. A Prefeitura de Parnaíba não teria contribuído para nada disso se não houvesse reconquistado a credibilidade e se organizado administrativamente.

O parnaibano tem motivos para ser feliz. Podemos comemorar as nossas três datas magnas – 11 de junho, 14 de agosto e 18 de agosto – ao tempo em que festejamos a retomada do caminho certo, traçado ha centenas de anos pelos brilhantes vultos da nossa história. O parnaibano também tem motivos para sonhar e querer muito mais.

Parabéns, Parnaíba!

 

  JOSÉ HAMILTON FURTADO CASTELLO BRANCO

                      Prefeito de Parnaíba/PI