Um forte terremoto de magnitude 5,9 sacudiu a costa leste dos Estados Unidos na tarde desta terça-feira (23). O tremor, que teve seu epicentro na Virgínia, também foi sentido em Washington, Nova York, Carolina do Norte e Filadélfia.

Há alguns feridos, mas nenhum está em estado grave. Não há informações sobre mortes, segundo um porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Alguns prédios foram prejudicados, entre eles a Catedral Nacional de Washington, prédio mais alto da capital americana, e a Embaixada do Equador em Washington.

O Pentágono foi evacuado, assim como partes da Casa Branca e do Capitólio, segundo informações preliminares. As ruas de Washington ficaram lotadas com milhares de pessoas assustadas com a intensidade do tremor. Policiais de Washington saíram às ruas após o tremor, que durou cerca de cinco segundos.

Em Nova York, foram esvaziados alguns prédios e as obras no canteiro do World Trade Center tiveram que ser paralisadas. Imóveis em Boston foram igualmente evacuados. Informações preliminares dão conta que o tremor teria sido sentido também em Toronto, no Canadá.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o tremor às 13h51 (14h51 em Brasília) com profundidade de apenas 6 km. O epicentro foi a 6 km de Louisa e de Mineral, na Virgínia, e 134 km de Washington.

As torres de controle dos aeroportos internacionais de John F. Kennedy e Newark, localizados em Nova York, foram evacuadas depois que um terremoto atingiu a costa dos Estados Unidos.

Segundo informou a emissora de televisão "CNBC", a Autoridade Portuária de Nova Jersey e Nova York confirmou que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos determinou que as torres de controle desses dois aeroportos fossem esvaziadas. Alguns voos foram cancelados.

Tremor na segunda

Na noite de ontem (22) um terremoto de magnitude 5,3 abalou uma região montanhosa entre os Estados de Colorado e Novo México.

O terremoto aconteceu pouco antes de meia-noite e teve epicentro a 290 km de Denver, Colorado, e a uma profundidade de quatro quilômetros, afirmou o Centro Nacional de Informação de Terremotos em Golden. Informações da imprensa revelam danos em estradas e edifícios, mas não vítimas.

Fonte: meionorte.com