O ministro Alexandre Padilha, da Saúde, garantiu ao deputado Assis Carvalho (PT/PI) e ao senador Wellington Dias, a inclusão de Parnaíba na próxima relação de Unidades de Pronto Atendimento que será elaborada em setembro. Os parlamentares estiveram em audiência, nesta quarta-feira, 24, acompanhando o prefeito José Hamilton Castelo Branco e seu vice Florentino Veras Neto, que trouxeram ao ministro uma série de reivindicações que incluem a construção de 9 Unidades Básicas de Atendimento – UBS, já aprovadas e a inclusão do município em programas como o Rede Cegonha e o Farmácia Popular.

O vice-prefeito, que coordena a gestão plena de saúde do município, argumentou que estes pleitos vão contribuir para ações que já vem acontecendo de forma voluntária na cidade com um programa de saúde itinerante, que a administração chama de “Saúde pelos 4 cantos”, dentro de uma estratégia de cobrir o déficit de atendimento que inclui uma demanda interestadual de municípios da divisa com os estados do Ceará e Maranhão.

O prefeito José Hamilton informou ao ministro que em 2012 serão abertas as primeiras vagas de medicina para alunos da região na Unidade de Extensão da Universidade Federal, e que ao lado dos cursos de saúde de escolas particulares vai melhorar quantitativamente e qualitativamente o nível de profissionais para atendimento das demandas.

Para Assis Carvalho, é possível fazer de Parnaíba um projeto piloto da política do ministro Padilha. “O que nos alegra é ver essa vontade de Parnaíba de fazer a coisa acontecer”, argumentou o deputado. Ele recebeu do ministro a garantia da inclusão do município, que deve encaminhar ao ministério nos próximos dias a documentação necessária para se credenciar. “Não tenham dúvidas que Parnaíba vai estar na próxima relação a ser liberada ainda este ano”, concluiu o ministro.

MINISTRO1_603640886.jpg

 Ministro Alexandre Padilha(centro), recebe Assis Carvalho, Florentino Neto, Welligton Dias e José Hamilton.

MINISTRO2_403824763.jpg

Projetos de Parnaíba estiveram na audiência com Ministro Alexandre Padilha

 

MINISTRO4_498533342.jpg

Audiência no Ministério da Saúde

Fonte: Ascom PMP