Wilson Martins contou também que durante a audiência pediu a construção de um hospital que venha substituir o hospital-maternidade existente em Teresina. O governador informou que o hospital tem 35 anos e encontra-se bastante precário. Pelos cálculos do governo estadual, uma nova unidade precisará de investimentos da ordem de R$ 197 milhões e o projeto deve entrar no âmbito do Rede Cegonha, do governo federal.

A presidente da República, Dilma Rousseff, autorizou a liberação de recursos na ordem de R$ 197 milhões para a construção do Centro Materno-Infantil e Adolescente do Piauí. A garantia foi feita na manhã de sexta-feira, durante audiência com o governador Wilson Martins, no Palácio do Planalto, em Brasília.

"A presidente foi muito sensível ao nosso apelo. Desde o começo, venho dizendo que a Saúde é uma prioridade do nosso Governo. Essa conquista foi muito importante, porque vai ajudar a resolver um problema devido à grande demanda recebida pelo Hospital Lucídio Portela e da Maternidade Dona Evangelina Rosa", destacou o governador Wilson Martins.

Com a autorização, já deve começar em setembro o processo de licitação. O Centro Materno-Infantil e Adolescente, popularmente denominado de Hospital da Mulher, será construído nas imediações da Maternidade Dona Evangelina Rosa, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. A secretária da Saúde, Lilian Martins, agradeceu o apoio da presidente Dilma e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que intermediará a liberação dos recursos.

“A construção do Centro Materno-Infantil e Adolescente será a realização de um grande sonho. Será um verdadeiro presente para a mulher piauiense, uma forma de ancorar a Rede Cegonha no Piauí, incluindo todas as áreas de atendimento à mulher, como a medicina obstétrica e a ginecológica, por exemplo, bem como o atendimento à criança e ao adolescente”, enfatiza Lilian Martins.

O Estado do Piauí tem uma população residente, segundo estimativas do IBGE para 2010, de 3,5 milhões, sendo que a população de crianças de 1 a 9 anos de idade é de 64.524, de 10 a 19 anos é de 744.569 (de 10 a 14 anos, 372.977, e de 15 a 19 anos, 368.992) e de mulheres a partir de 20 anos é de 858.752 habitantes.

“Com o Centro Materno-Infantil e Adolescente vamos ampliar o acesso à saúde pública e garantir a resolutividade e qualidade no atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí. Por isso, quero ressaltar meu agradecimento à presidente Dilma e ao ministro Alexandre Padilha, pela sensibilidade à saúde do Piauí”, conclui a secretária Lilian Martins.

O Centro Materno-Infantil e Adolescente terá 480 leitos, serviços de UTI completos e com mais espaços para o atendimento à população. Com a conclusão da obra o atendimento à mulher será ampliado e disponibilizado com maior qualidade.

Fonte:  meionorte.com