Foi com os olhos fitos nos livros que Marina Silva, estudante do 2º ano do Ensino Médio, de 17 anos, despertou o  sonho de ser uma parlamentar. Sonho que foi realizado no último dia 26 de fevereiro, através do projeto da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), em parceria com outros órgãos públicos estaduais, denominado “Parlamento do Futuro”. Por três dias, 30 estudantes da rede pública de ensino do Piauí puderam sentir um pouco sobre o que é ser um representante do povo na ALEPI. 

A escola escolhida em Parnaíba para participar do programa foi o Liceu Parnaibano, Marina e Jamile dos Santos, passaram por todo o processo que ocorre normalmente em uma eleição. Elas foram votadas pelos outros estudantes e até mesmo fizeram campanha para assegurar a vitória. Para tanto, cada uma teve que apresentar seu projeto em prol da comunidade escolar no estado. Os projetos das duas foram aprovados na ALEPI. 

Marina sugeriu um projeto de implementação de hortas nas escolas do estado. Segundo ela, a ideia é que os estudantes tenham acesso à disciplina de meio-ambiente com um estudo prático do assunto através de plantação de frutas e hortaliças. Já Jamile pediu por mais quadras de areia nas escolas para um maior incentivo da prática esportiva. 

O cientista político Caio Leitão em entrevista ao Portal Costa Norte destacou a importância de programas como esse para o desenvolvimento de cidadãos que entendem o papel da política na sociedade – entendimento que, segundo ele, pode repercutir positivamente em suas vidas. “Certamente é uma experiência que enriquecerá tanto sua trajetória profissional, sua trajetória acadêmica, mas também a sua própria visão política de mundo”, disse.

Cientista político Caio Leitão, em entrevista ao Portal Costa Norte

Em ano eleitoral, a participação dos jovens é essencial. Mesmo aos 16, quando o exercício da democracia ainda não é obrigatório, ter essa experiência de votar em quem representa melhor suas ideias de melhorias para a sua comunidade pode ser proveitoso. Caio refletiu sobre a participação dessas pessoas no processo eleitoral. “A participação abre as portas das nossas instituições para o cidadão comum, nesse caso, jovens que logo participarão pela primeira vez do processo eleitoral, essa participação, ela pode aumentar a própria adesão democrática que esses indivíduos terão”.