Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

ACIDENTES DE TRÂNSITO – O BRASIL NO TOPO DA LISTA

O Brasil, lamentavelmente, é líder mundial “em coisas ruins”: no analfabetismo, na miséria, na corrupção e, agora, nas mortes em acidentes de trânsito.

Estatísticas revelam que as mortes e as deformidades físicas permanentes (invalidez), causadas por acidentes de trânsito, superam outras mortes há bem pouco mais expressivas.

Os acidentes com motos são os mais frequentes. A população, notadamente os motoqueiros, é indisciplinada e não cuida, como devia, sua de segurança.

Na semana passada um fato, que é comum, chamou a atenção do titular da coluna. No cruzamento de avenidas importantes de Teresina (PI), Miguel Rosa com Serafim, um cidadão, sem capacete, conduzia duas crianças pequenas, ação proibida pela legislação vigente. Ao lado, na mesma oportunidade, outro motoqueiro conduzia uma mulher, ambos sem capacetes, e ela portando duas garrafas de cervejas e ingeria a bebida de uma delas e a outra servia na boca do condutor do veículo.

A educação de um povo é tudo. Quando as tendências às práticas ilícitas são fortes, conscientes, é difícil o Poder Público contê-las.