Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) está enviando ofício às prefeituras de todas as cidades piauienses com novas orientações para prescrição de cadeiras de rodas motorizadas e outros novos meios auxiliares de locomoção que foram incluídos no início deste ano na lista de concessão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pela norma, as secretarias municipais de Saúde serão responsáveis por realizar, junto ao paciente, o relatório de vistoria domiciliar com a devida avaliação do ambiente. Este laudo deverá ser enviado ao Ceir, juntamente com os seguintes documentos do paciente que será beneficiado com o meio auxiliar de locomoção: RG, CPF, laudo médico, comprovante de residência, cartão do SUS, ofício e requerimento.

Izabel Hérika, supervisora do Serviço Social do Ceir, explica que a equipe multiprofissional do Centro ficará responsável somente pela realização das avaliações física, cognitiva, auditiva e visual do paciente. Ela também frisou que a mudança dará maior celeridade ao processo e, em Teresina, a avaliação do ambiente já é realizada pela Fundação Municipal de Saúde.

“A avaliação do ambiente em que o paciente vive é uma das normas estabelecidas pelo SUS na regulamentação para distribuição desses equipamentos e, pelo seu caráter peculiar, estamos enviado o modelo para que os assistentes sociais dos próprios municípios elaborem o material, assim como já acontece em Teresina”, diz Izabel Hérika.

Desde janeiro de 2014 o Ceir iniciou a concessão dos novos modelos de meios auxiliares de locomoção fornecidos pelo SUS, a exemplo das cadeiras de rodas motorizadas, cadeiras de banho infantil ou com encosto reclinável, além de cadeiras de rodas específicas para pacientes obesos.

Para ser beneficiado com os novos equipamentos, é preciso que o caso do paciente esteja de acordo com as indicações da tabela do SUS, que incluem o atendimento a mais de 100 patologias previstas pelo Ministério da Saúde. Os critérios e a análise dos processos de cada paciente ficam a cargo do próprio SUS, que custeia o equipamento.

Mais informações sobre a concessão de meios auxiliares de locomoção concedidos pelo SUS podem na Oficina Ortopédica do Ceir – localizada na avenida Higino Cunha, n° 1515, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina – ou pelo telefone (86) 3198 1500.

Fonte: Ascom