A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) instituiu um novo plano de metas para reforçar as ações dos Programas de Defesa Sanitária Animal em todo o estado. A iniciativa foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (27).

O plano estabelece o planejamento anual das atividades de vigilância sanitária animal, integrando diferentes programas da agência e priorizando os territórios de desenvolvimento produtivo, de acordo com as vocações econômicas de cada região.

Entre as medidas previstas, estão a definição de prazos para a entrega de relatórios mensais, semestrais e anuais, além do envio de planilhas e formulários relacionados às fiscalizações, eventos pecuários e investigações sanitárias. Caso as metas não sejam cumpridas, será necessário apresentar justificativa formal à chefia imediata.

A portaria também determina que todas as ações sejam executadas pelos servidores da Adapi e registradas obrigatoriamente no Sistema de Defesa Agropecuária do Piauí (Sidapi), por meio dos Termos de Fiscalização e Termos de Atividade, inclusive utilizando o aplicativo oficial do fiscal.

A medida busca garantir mais controle, organização e eficiência nas ações de defesa sanitária animal, fortalecendo a segurança da produção agropecuária no estado.