Estação de Tratamento - Ilha Grande (Foto: Kalberto Rodrigues)

O governador Wilson Martins deu início a um dos projetos mais estruturantes de todos os tempos no litoral piauiense. Trata-se da Adutora do Litoral, um projeto orçado em R$ 28 milhões que vai resolver o problema da falta de água nas cidades praianas do Piauí. Além disso, a obra vai incentivar investimentos na região e garantir de vez o abastecimento de água durante a alta estação.

A obra será executada através da Agespisa. A primeira etapa da adutora envolverá as cidades de Parnaíba, Luís Correia e municípios circunvizinhos. Após a conclusão, a adutora atenderá todas as cidades do litoral até Cajueiro da Praia. A ampliação se dará através do sistema produtor de captação direta do Rio Parnaíba, compostos por elevatórias e tubulação e adução de água tratada em uma rede de oito quilômetros. Os recursos são provenientes do Tesouro Estadual, financiados através de empréstimos do FGTS via Caixa Econômica, e PAC.

Depois de assinar a Ordem de Licitação da primeira etapa da Adutora do Litoral, Wilson Martins, falou que a obra não é um sonho apenas da região é um sonho do Piauí. “Esse era um antigo sonho de todos os piauienses. Com essa obra os grandes empreendimentos, como os hotéis, poderão ter água de qualidade e suficiente para atender à demanda. Não podemos admitir que no nosso litoral ainda exista problemas de falta de abastecimento de água, essa obra irá resolver de vez o problema”, comentou Wilson Martins.

Para o secretário de turismo do Piauí, Nerinho, a Adutora do Litoral é fundamental para o desenvolvimento da rede hoteleira e do turismo na região litorânea. “Só existe turismo com infraestrutura e isso o governador tem feito com grande obras no Piauí, este projeto vai mudar o litoral, a situação antes era calamitosa e reclamação constante dos turistas e moradores, isso vai acabar”, lembrou o secretário.

Fonte: piaui.pi.gov.br