Sede da Agespisa(Foto: Francisco Gilásio)
Sede da Agespisa (Foto: Francisco Gilásio)

A Agespisa está realizando uma série de ações preventivas no litoral para garantir o bem-estar dos foliões no período do carnaval. Umas das principais medidas adotadas pela companhia é a manutenção dos sistemas de esgoto e de produção de água, incluindo a unidade de captação em Parnaíba, o sistema de distribuição de Luis Correia e do povoado Barrinha, no município de Cajueiro da Praia, responsável pelo abastecimento de Barra Grande.

“Na medida em que a Agespisa está tomando essas medidas preventivas, nós reduzimos o risco de faltar água no litoral durante o feriado de Momo”, afirma o presidente interino da Agespisa, Raimundo Trigo. Para a alegria dos foliões, ele garante ainda que, mesmo em caso de falta de energia elétrica, não haverá prejuízos ao sistema de abastecimento de água em Luis Correia e Praia de Barra Grande, porque a Agespisa mantém gerador próprio de energia nesses locais.

As medidas preventivas realizadas pela companhia no litoral incluem a revisão de todas as bombas de captação e de recalque de água tratada (essas últimas responsáveis em levar a água captada em Parnaíba até aos reservatórios de Parnaíba, Luis Correia e Praias Peito de Moça e Coqueiro). A manutenção também foi feita nas bombas de reserva. Em Luis Correia, o trabalho preventivo foi feito nas bombas das estações elevatórias (responsáveis em distribuir a água para as residências).

A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Parnaíba produz cerca de dois milhões de litros por hora e é responsável também pelo abastecimento da cidade de Luis Correia. “Vamos trabalhar com a nossa capacidade máxima de produção”, ressalta o engenheiro Antônio Rocha, diretor de Operações da Agespisa.

O trabalho para reduzir o risco de falta de água no período do carnaval é necessário, principalmente, pelo grande número de turistas que as cidades litorâneas recebem a cada ano. Somente Luis Correia recebe cerca de 100 mil turistas, cinco vezes a população da cidade, segundo estatísticas da Polícia Militar.

Barra Grande

A praia de Barra Grande, um dos locais que também recebem grande número de turistas, é abastecida pelo sistema do povoado Barrinha, no município de Cajueiro da Praia. A água é extraída de oito poços tubulares. Lá, também o trabalho de manutenção incluiu a limpeza e desinfecção dos poços e a aquisição de seis novas bombas.

“Para garantir a tranquilidade da festa de Momo no litoral, a Agespisa destacou uma equipe de 80 profissionais que irá atuar em várias áreas, desde as solicitações de caráter emergencial ao controle operacional dos sistemas produtores e distribuidores”, informou Antônio Rocha.

As solicitações e reclamações dos usuários podem ser feitas através do telefone 0800 086 8888.

Fonte: CCom