Foto: Web/ acerola orgânica produzida no DITALPI

O Perímetro Irrigado Tabuleirfos Litorâneos, em Parnaíba, implantado pelo Dnocs no Piauí, será incluído no Programa Brasil Sem Miséria, onde está inserido o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Nesse sentido, está sendo viabilizada uma parceria entre o Dnocs e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a concretização da ideia.

A parceria terá por objetivos fortalecer a agricultura familiar no Estado, promover o acesso ao alimento às populações em situação de insegurança alimentar, e a inclusão social e econômica do campo.

Pelo acordo, as frutas produzidas no Ditalpi passarão a ser compradas pelo PAA, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

Para firmar a parceria, falta apenas uma avaliação por parte de técnicos da Conab sobre a qualidade do que é produzido no perímetro. O Programa Brasil sem Miséria é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Os Tabuleiros Litorâneos, situados a 320 quilômetros da capital, na região norte do Estado, conta com 2,5 mil hectares implantados em sua primeira etapa, produzindo diversos tipos de frutas, a maioria orgânica. A acerola responde por boa parte das vendas.

Segundo o coordenador da Coordenadoria Estadual do Dnocs no Piauí (CEST/PI), José Carvalho Rufino, a implantação da segunda etapa do perímetro, com conclusão prevista para o final de 2011, vai acrescentar ao perímetro mais 5,9 mil hectares irrigados.

Fonte: Jornal da Parnaíba