A 11 dias das eleições municipais, o candidato do PT à Prefeitura de Parnaíba, o vice-prefeito Florentino, e o candidato do PSC, Mão Santa, estão empatados tecnicamente na disputa pela Prefeitura Municipal.

Florentino tem 38% das intenções de voto estimuladas, enquanto Mão Santa tem 35,6% das intenções de voto estimuladas, segundo pesquisa realizada nos dias 22 e 23 de setembro pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, com 500 eleitores de bairros e povoados da zona rural do município.

A diferença é de 2,4% a favor de Florentino sobre Mão Santa, mas a margem de erro da pesquisa é de 4,29% para mais ou para menos, o que configura um empate técnico, conforme o diretor presidente do Instituto Amostragem, o professor de Bioestatística do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e estatístico João Batista Teles.

O candidato do PDT à Prefeitura de Parnaíba, Joãozinho da Unimagem, tem 14,2% das intenções de voto estimuladas.

O candidato do PSDB à Prefeitura de Parnaíba, Tererê, tem 3,4% das intenções de voto estimuladas e o candidato do PSD a prefeito parnaibano, Dr. Vinícius, tem 2,4% das intenções de voto estimuladas.

Os eleitores parnaibanos indecisos somam 4,8% do total e os que intencionam votar nulo ou branco representam 1,6%.

A pesquisa do Instituto Amostragem e Sistema Integrado Meio Norte foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí sob o Protocolo de número 000418/2012.

Florentino oscilou positivamente de 33,75% para 38% e Mão Santa passou de 32,75% para 35,6%

Na comparação com a pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Parnaíba (345 km de Teresina) realizada pelo Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, nos dias 4 e 5 de setembro, Florentino positivamente 4,25 e Mão Santa passou de 2,85%.

Comparando a pesquisa do Instituto Amostragem dos dias 4 e 5 de setembro com o levantamento realizado nos dias 22 e 23, Florentino passou de 33,75% para 38% das intenções de voto estimuladas; Mão Santa passou de 32,75 % para 35,6% das intenções de voto estimuladas; Joãozinho da Unimagem passou de 15,75 % para 14,2 % das intenções de voto estimuladas; Tererê tinha 4,75% das intenções de voto estimuladas e ficou com 3,4% das intenções de voto estimuladas; e o Dr. Vinícius tinha 2,75% e ficou 2,4% das intenções de voto estimuladas.

A soma dos indecisos com as intenções de votar nulo ou branco era de 10,25% no início do mês e agora totalizam 6,4%.

Florentino e Mão Santa também estão empatados tecnicamente na pesquisa de intenções de voto espontâneas

Florentino e Mão Santa também estão empatados tecnicamente na pesquisa de intenções de voto espontâneas para a Prefeitura de Parnaíba.

Conforme a pesquisa do Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, Florentino tem 34% das intenções de voto espontâneas contra 31% das intenções de voto espontâneas obtidos por Mão Santa.

Joãozinho da Unimagem tem 10% das intenções de voto espontâneas; Tererê tem 2,8% das intenções de voto espontâneas; e Dr. Vinícius tem 0,8% das intenções de voto espontâneas.

Apesar de não serem candidatos à Prefeitura de Parnaíba, Renatinho e Valentino têm, cada um, 0,2% das intenções de voto espontâneas dos eleitores.

Os eleitores parnaibanos indecisos, nessa modalidade da pesquisa, somam 18,8% do total e os que intencionam votar nulo ou branco representam 2,2%.

Na pesquisa de intenções de voto espontâneas, o eleitor diz o nome do candidato em que vai votar sem que o pesquisador aponte os nomes dos candidatos envolvidos na disputa.

Mão Santa e Tererê são os candidatos com maiores índices de rejeição dos eleitores

O ex-governador e o ex-senador Mão Santa e o ex-deputado estadual Tererê são os candidatos à Prefeitura de Parnaíba com os maiores índices de rejeição dos eleitores.

Na frente, Mão Santa tem a rejeição de 40,6% dos eleitores de Parnaíba e Tererê tem a rejeição de 39,2% dos eleitores parnaibano.

Dr. Vinícius tem a rejeição de 23,2% dos eleitores de Parnaíba; Florentino tem a rejeição de 21,2% dos eleitores do município; e Joãozinho da Unimagem tem índice de rejeição de 16%, o menor.

6,6% dos eleitores de Parnaíba não rejeitam nenhum dos quatro candidatos ao cargo de prefeito do município, apurou a pesquisa do Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

Os eleitores parnaibanos que não quiseram ou não souberam opinar sobre a rejeição aos candidatos parnaibanos somam 4,4% do total e os que intencionam votar nulo ou branco representam 0,6%.

João Batista Teles afirmou que os índices de rejeição somam mais de 100% porque o eleitor pode rejeitar mais de um candidato.

Parnaíba tem altos índices de eleitores com firmeza em seus votos

Parnaíba tem altos índices de eleitores de firmeza de seus votos, mostra a pesquisa do Instituto Amostragem para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

Dentre os eleitores do ex-governador e o ex-senador Mão Santa,82,02% não pretendem escolher outro candidato até o dia 7 de outubro; 16,29% admitem escolher outro candidato até o dia das eleições; e 1,59% não soube ou não quis opinar sobre sua firmeza de intenções de voto.

Dentre os eleitores do vice-prefeito Florentino 82,11% não pretendem escolher outro candidato até o dia 7 de outubro; 16,32% admitem escolher outro candidato até o dia das eleições; e 1,58% não soube ou não quis opinar sobre sua firmeza de intenções de voto..

Os eleitores do ex-deputado estadual Tererê estão distribuídos entre 82,35% que não pretendem escolher outro candidato até o dia 7 de outubro e os 17,65% que admitem escolher outro candidato até o dia das eleições; e 1,59% não soube ou não quis opinar sobre sua firmeza de intenções de voto.

Os eleitores de Dr. Vinícius estão assim posicionados: 75% não pretendem escolher outro candidato até o dia 7 de outubro; 16,67% admitem escolher outro candidato até o dia das eleições; e 8,33% não soube ou não quis opinar sobre sua firmeza de intenções de voto.

Dentre os eleitores do Joãozinho da Unimagem,71,83% não pretendem escolher outro candidato até o dia 7 de outubro; 25,35% admitem escolher outro candidato até o dia das eleições; e 2,82% não soube ou não quis opinar sobre sua firmeza de intenções de voto.

75% dos entrevistados na pesquisa do Instituto Amostragem pertencem à classe de renda domiciliar de até 2 salários mínimos

75% dos entrevistados na pesquisa do Instituto Amostragem feita em Parnaíba pertencem à classe de renda domiciliar de até 2 salários mínimos.

Das 500 entrevistas do Instituto Amostragem em Parnaíba, 228 foram feitas com pessoas cuja renda familiar de até um salário mínimo, o que representa 45,6% do total de entrevistados.

Entre os eleitores na faixa de renda domiciliar de um a dois salários, que segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) representam 29,70% dos domicílios com rendimento, na pesquisa do Instituto Amostragem com 500 eleitores, esse percentual representa 148 entrevistas e foram realizadas 145.

Na faixa de renda domiciliar de dois a cinco salários mínimos, que representam 27,44%, totalizando 137 eleitores, foram efetivadas 87 entrevistas.

Entre os eleitores com renda domiciliar de cinco a dez salários mínimos, que pelo IBGE representam em Parnaíba 8,72% no total de domicílios com rendimento, totalizando 43 entrevistas foram efetivadas 29.

Nas residências onde moram eleitores com renda domiciliar acima de dez salários mínimos, que representam 4,41%, totalizando 11 entrevistas foram efetivadas 22.

As diferenças entre as entrevistas planejadas e informadas à Justiça Eleitoral decorrem das naturais dificuldades encontradas para entrevistar pessoas com perfil de renda planejado para as cotas nos domicílios sorteados nos bairros e povoados onde foram realizadas as entrevistas. O Instituto Amostragem em seu levantamento de julho em Parnaíba trabalhou com renda individual e, a partir de agosto, passou a trabalhar com a renda domiciliar porque a unidade sorteada para entrevistar o eleitor é o seu domicílio”, explicou o estatístico João Batista Teles.

Fonte: meionorte