ARTIGO 133 – NOVO PIAUÍ do SÉCULO XX
Lauro A. Correia
Prefeito Parnaíba – 1963/1967
Engenheiro Industrial – UFMG
Professor Emérito – UFPI
Desde 1950, há 68 anos, tornei-me Jornalista Amador, divulgando meus escritos nos jornais, Almanaque da Parnaíba e revistas culturais, de nossa cidade, sem prejuízo das minhas atividades na empresa Moraes S.A. – Indústria e Comércio e cargos públicos que exerci, e funções de direção na Federação das Indústrias do Estado do Piauí e Universidade Federal do Piauí.
No Século XX, o qual abrange os anos de 1900 a 1999, cabe destacar no seu início, de 1900 a 1921 as notáveis Campanhas Cívicas, conduzidas por comerciantes exportadores de Produtos do Estado do Piauí, principalmente pela Cera da Carnaúba, Sementes de Babaçu, Nozes de Tucum e Algodão, com participação de cidadãos interessados no progresso da cidade Parnaíba e do Estado do Piauí.
Essas Campanhas Cívicas tiveram êxito na Navegação do Rio Parnaíba, desde Floriano até o litoral, a qual prosseguiu até 1970, com lanchas, pequenos navios, e barcaças de 200 toneladas, de ferro ou madeira.
Outra notável vitória foi o início da construção da Estrada de Ferro Central do Piauí – EFCP, de Amarração, hoje Luiz Correia, até Cocal, passando por Parnaíba.
Na 2ª metade do Século XX, a partir de 1950, indo até a década de 1960, precisamente a 31 de Março de 1963, instalou-se no Brasil um Regime Militar, para que o nosso País, não fosse prejudicado por movimentos subversivos da ordem nacional.
Estabelecida a plena estrutura dos Ministérios, mais tranquila e firme ficou a administração federal.
Convidado o competente Economista João Paulo dos Reis Velloso, para assumir o Ministério do Planejamento, ele realizou em dois mandatos dos Presidentes General Medici e General Geisel, notável administração.
A competência do Ministro Reis Velloso trouxe investimentos em várias obras de estradas federais, hospitais, portos, autarquias federais, etc. Vários Estados Brasileiros foram beneficiados pelas obras realizadas, entre eles o nosso Estado do Piauí.
Coincidentemente no nosso Estado, os Senhores Governadores foram competentes Administradores, da oportunidade de fortemente concorrerem para a concretização de obras importantes para o Piauí, entre elas as seguintes: Barragem do Rio Parnaíba, Hidroelétrica de Boa Esperança, Universidade Federal do Piauí (criação e instalação), Estádio Albertão, Obras Porto de Luiz Correia, e outras.
Enumero os nomes dos dignos e ilustres Governadores do Estado do Piauí que trabalharam para a execução de Obras Notáveis na época denominada Novo Piauí do Século XX: General Gaioso e Almendra, Chagas Rodrigues, Petronio Portela, Alberto Silva, Lucídio Portela, Hugo Napoleão, Dirceu Arcoverde, Djalma Veloso.
O Piauí ganhou Luz da Hidroelétrica de Boa Esperança e Luz intelectual da Universidade Federal do Piauí
Desculpas por involuntária omissão.
Parnaíba, 20 de setembro de 2018
Lauro A. Correia
Longevo com 94 anos de idade.
P.S. – Aguardem Artigo 134 – NOVO PIAUÍ do SÉCULO XXI.
LAC/SNC