O Jiu-Jitsu é um esporte de combate e uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão, mas que ganhou adeptos em todo o mundo. Em Parnaíba, uma turma de crianças e adolescentes do Projeto Jiu-Jitsu Para Todos vem desenvolvendo o esporte na cidade e conquista excelentes resultados.

Prova disso é que três atletas do grupo vão participar do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, nas categorias Mirim e Juvenil, que acontece nos próximos dias 02 e 03 de setembro, em Fortaleza, no Ceará.

O projeto teve início há nove anos e atende crianças e jovens dos cinco aos 17 anos. Tanta dedicação dos mestres e atletas já rendeu resultados à maioria dos atletas, que venceram competições a nível norte e nordeste, como é o caso da pequena Lívia Beatriz, de 7 anos. Ela mostra com orgulho as medalhas conquistadas e fala da expectativa que tem para vencer novos desafios.

E se engana quem pensa que as conquistas no esporte limitam as medalhas. Felipe Gabriel, de 17 anos, está junto ao grupo desde os 14 anos e revela o quanto o jiu-jitsu colaborou no seu desenvolvimento pessoal. Já o jovem Ítalo de Aguiar acredita que a participação no Mundial em Fortaleza será mais uma oportunidade de mostrar o valor do esporte que vai muito além de uma forma de defesa pessoal, mas que também é uma filosofia de vida, pois além de treinar o corpo, treina a mente e se baseia em princípios importantes como a humildade.

Assista a matéria completa: