Os caminhões itinerantes do Qualifica Piauí, programa realizado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que leva capacitação profissional aos cidadãos de diversos municípios do Estado, já se encontram em quatro novas cidades, ofertando aprendizado e oportunidades a mais jovens piauienses.
Desde terça-feira (26), as unidades que estavam nos municípios de Pio IX, Curimatá, Wall Ferraz e Luís Correia, começaram as atividades em Parnaguá, Parnaíba, Picos e Santa Cruz do Piauí. A cada quatro cidades, 292 alunos são beneficiados com os cursos de Construção Civil, Embelezamento ou Corte e Costura.
Acompanhando as atividades finais, a diretora de Qualificação da Setre, Marilene Aguiar, esteve nos municípios e aprovou o trabalho dos alunos. Em Luís Correia, por exemplo, a diretora aproveitou a oportunidade para utilizar os serviços dos alunos do curso de Embelezamento. “Tirei uma casquinha e ajeitei o cabelo. Hidrataram, escovaram e passaram a prancha. Agora estou pronta para aproveitar o fim de semana”, brinca.
Na cidade litorânea os jovens são beneficiados ainda com o curso de Corte e Costura. Ao fim das atividades práticas, todos os alunos do arco possuem kits para bebês que são produzidos por eles próprios e até mesmo conjuntos de roupas. “Como é uma qualificação inicial, ensinamos a produzir os kits, mas eles sempre querem mais e acabamos dando dicas de como fazer peças mais elaboradas”, confessa a instrutora do curso, Lúcia Maria.
Cumprindo a atual rota, as unidades móveis seguirão para as cidades de Piracuruca, Corrente, Vila Nova e Itainópolis. Até agora, o programa que teve início em maio deste ano, qualificou quase 900 jovens de 11 municípios do Estado. Ao final do mês de setembro, período em que as atuais aulas terão encerramento, serão 1.168 cidadãos capacitados.
Fonte: CCom