A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio de seu campus em Parnaíba, foi oficialmente aprovada para integrar a Rede Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). A inclusão foi confirmada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), após seleção em ampla concorrência nacional.

Voltado à qualificação de professores de Língua Portuguesa da educação básica e de profissionais da área de Pedagogia, o Profletras representa um importante avanço para a região norte do Piauí, que até então não contava com um mestrado em Letras.

A proposta de adesão partiu da constatação da elevada demanda reprimida por formação em nível de pós-graduação stricto sensu na área. O campus de Parnaíba, que já formou cerca de 25 turmas de licenciados em Letras-Português entre os anos de 2000 e 2024, agora poderá oferecer continuidade acadêmica a esses egressos, além de contribuir diretamente para a melhoria da qualidade do ensino na rede básica.

Com a nova oferta, a UESPI amplia seu portfólio de pós-graduação na cidade. O campus já disponibiliza cursos de mestrado e doutorado em História, e agora passa a contar também com o Profletras. As inscrições para o novo programa estão previstas para o próximo semestre.