Peças de Renda de Bilro farão parte da exposição (Foto: Divulgação)

A Superintendência de Cultura abrirá no próximo dia 09 de julho a exposição itinerante “Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico” na Casa Grande de Simplício Dias. A mostra faz parte da programação de exposições do Programa Portas Abertas do Casarão.

O objetivo da exposição é levar o espectador a compartilhar, refletir e valorizar o patrimônio brasileiro em suas múltiplas expressões materiais e simbólicas, como significado histórico e, principalmente, para a vida cotidiana contemporânea.

A mostra reúne peças de todas as regiões do país e usa tecnologia de grafismo e imagem para mostrar a variedade da cultura e levar o público a entender como o IPHAN integra preservação de bens de valor e desenvolvimento do país com uma visão dinâmica do patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e de caráter afetivo para a população. A arquitetura é apresentada em fotos (backlights), e os saberes e fazeres do patrimônio imaterial são exibidos em um conjunto de filmes, cedidos pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular | Museu do Folclore.

Colaboraram com peças significativas, para ilustrar a variedade dos bens brasileiros, diversas Superintendências Regionais do IPHAN, museus do IBRAM e alguns colecionadores particulares. A mostra conta ainda com desenhos, pinturas, gravuras e esculturas de importantes artistas como Taunay, Facchinetti, Djanira, Tarsila do Amaral, Volpi, Ivan Serpa, Amilcar de Castro, Aluisio Carvão, Franz Weissmann, Guignard, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Mestre Valentim, Arthur Bispo do Rosário, Goeldi, Samico, J.Borges, Portinari, entre outros.

A exposição itinerante Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico possibilita a cada Estado à exposição de peças locais, no Piauí serão expostos exemplos de arte santeira em madeira do Piauí e a Renda de Bilro, do Morro da Mariana.

A exposição estará em Parnaíba entre os dias 09/07 e 11/08, no Casarão Simplício Dias, situado à Av. Presidente Vargas, 308 – Centro – Parnaíba/PI.

Fonte: Ascom