O Centro Cultural de Línguas Monsenhor Antônio Sampaio (CCL-Parnaíba) realizou na noite desta sexta-feira (25) a solenidade por conta da aula inaugural do novo curso básico de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.  A proposta inovadora atende a uma demanda crescente, principalmente vinda das salas de aula, onde está cada vez mais comum a presença da pessoa com surdez.

O diretor do CCL, professor Pedro Reliomar, explica que o objetivo do curso é capacitar pessoas para trabalhar com a linguagem dos sinais. “Neste sentido, 50% das vagas foram destinadas a professores e a outra metade ao público em geral”, disse. Ele destacou ainda a grande procura, que fez com que as 50 vagas da primeira turma se esgotassem em pouco tempo.

libras

O curso terá duração de 120 horas, com início na próxima segunda-feira, no turno da noite, devendo se estender até o mês de dezembro. A coordenadora estadual do Centro de Atenção ao Surdo, Raquel Andrade, frisou a articulação conjunta de vários órgãos e entidades, para que o projeto executado através da Secretaria de Estado da Educação pudesse sair do papel.

libras2

“Estamos falando de inclusão social a partir do momento que o ensino da Libras passa por esse processo de expansão”, afirmou Raquel, durante a solenidade que contou ainda com a participação de professores, alunos, representantes de entidades de apoio à pessoa com surdez, dentre outros.