Mais de 1 tonelada de peixe foi distribuída na manhã desse sábado (23), no Mercado Público Municipal da Caramuru. A iniciativa partiu da Associação dos Psicultores de Parnaíba  e contou também com o apoio da prefeitura municipal. 

Muitas pessoas pretigiaram o evento. De acordo com a organização, gente até de fora de Parnaíba veio para cá provar o tambaqui na brasa. (Foto: Portal Costa Norte)

O objetivo foi mostrar para a população que a síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta, causada por uma toxina encontrada em peixes da água doce, não existe em nossa região, o que já vem sendo divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI). 

O parnaibano Valdemir Galeno aproveitou a oportunidade para  se deliciar com um pedaço do pescado, que de acordo com ele estava bem generoso. (Foto: Portal Costa Norte)

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até agora os únicos estados do Brasil que tiveram registros de casos foram: Amazonas, Bahia, Ceará e Pará. 

 

Uma  fila se formou em volta da feira para saborear o pescado. O tambaqui, uma espécie de peixe muito conhecida no Piauí foi o escolhido para fazer a alegria dos parnaibanos. Um incentivo  para que os munícipes não parem de consumir esse alimento importante para a saúde e economia regional.