Candidatos que vão participar da Prova Nacional Docente (PND) — também conhecida como “CNU dos Professores” — têm até esta sexta-feira (25) para solicitar atendimento especializado no ato da inscrição. O pedido deve ser feito exclusivamente por meio do Sistema PND, disponível no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O exame faz parte do programa “Mais Professores para o Brasil” e tem o objetivo de ampliar o número de profissionais qualificados na rede pública, além de incentivar a realização de concursos para docentes. A aplicação da prova está prevista para o dia 26 de outubro, em todos os estados e no Distrito Federal.

Embora a PND seja apelidada de CNU dos Professores, ela não substitui os processos seletivos das redes públicas de ensino. No entanto, os resultados poderão ser aproveitados como etapa única ou complementar por estados e municípios que aderiram voluntariamente à iniciativa.

Quem pode solicitar atendimento?

De acordo com o edital, podem solicitar atendimento especializado participantes com deficiência física, auditiva, visual ou intelectual, além de pessoas com dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista (TEA), diabetes, gestantes, lactantes e idosos.

Para que o pedido seja aceito, é necessário anexar um laudo médico legível, com nome completo do participante, diagnóstico detalhado com código da CID-10, assinatura do profissional de saúde e registro no CRM ou no Ministério da Saúde.

Prazos

O resultado preliminar da análise dos documentos será divulgado em 1º de agosto. Quem tiver o pedido indeferido poderá entrar com recurso entre os dias 4 e 8 de agosto, anexando um novo comprovante. O resultado final será publicado no dia 13.

A Prova Nacional Docente se baseia na mesma matriz teórica do Enade aplicado a cursos de licenciatura e, neste ano, é uma das principais estratégias do governo federal para atrair novos profissionais e valorizar o magistério no Brasil.