Cocal dos Alves foi o município piauiense com o melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Das 28 medalhas conquistadas, 3 foram de ouro, 3 de prata e 22 bronzes. Os estudantes do município continuaram com o mesmo desempenho de 2011 conquistando 10 medalhas e 15 menções honrosas em 2012.
O regulamento da competição diz que apenas 5% dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio participam da fase final, Cocal dos Alves concorreu com 27 alunos nesta fase e destes, 25 foram agraciados com alguma premiação. Com o resultado de 92% de aproveitamento, Cocal dos Alves permanece sendo o município brasileiro com a maior quantidade de prêmios por número de estudantes.
Destaque em 2011 quando obteve um número expressivo de medalhas a escola Ensino Médio Augustinho Brandão (Emab) ganhou boa parte das medalhas conquistadas pelos alunos piauienses, 4 medalhas. Na 8ª OBMEP, dos 8 estudantes classificados para a fase final da competição, 8 obtiveram bom êxito conquistando 4 medalhas e 4 menções honrosas, além da premiação para a escola, que vai receber o troféu de mérito nacional por manter a média de premiação dos anos anteriores.
Essa premiação comprova que a escola continua com a educação de boa qualidade. Com o resultado de 2012, o Emab ainda é a única escola de Ensino Médio no Piauí que conseguiu medalha de ouro na competição, com alunos premiados em todas as edições. Rodolfo Fontenele, o medalhista de ouro da vez, tornou a escola bicampeã na competição. Em 2010 foi Sandoel Vieira que venceu. Alem da medalha de Rodolfo, outras três medalhas foram conquistadas, de bronze. Sendo que das seis medalhas de bronze do nível III no Piauí, três são do Ensino Médio Augustinho Brandão.
Com o mesmo desempenho, segue a escola de ensino fundamental Teotônio Ferreira Brandão que manteve a média de medalhas e foi premiada mais uma vez. No total foram 6 medalhas, sendo 1 de prata e 5 de bronze, além de 11 certificados de menções honrosas. Agora o município soma um total de 167 premiações das quais 12 são medalhas de ouro. E com isso se mantém como um grande contribuidor para o desenvolvimento científico do país.
Todos os ganhadores de medalha serão incorporados em um programa de iniciação científica como prêmio oferecido pela OBMEP.
EMAB
O Ensino Médio Augustinho Brandão faz parte da rede pública estadual desde 2005 e está localizado a Avenida João Clementino Filho, s/nº, no Centro (zona urbana) de Cocal dos Alves ? Piauí, atendendo, exclusivamente o Ensino Médio, nos turnos tarde e noite.
O prédio em que funciona a escola é de propriedade do Governo Estadual. No mesmo funcionava a Unidade Escolar Helvídio Nunes, que teve seu projeto de construção iniciado em 1968 e foi inaugurado em 1969, mas só começou a funcionar em 1970. A ideia de implantação da escola partiu do então prefeito de Cocal, Joaquim Vieira de Brito, mais conhecido como Quinca Vieira, que preocupado em atender aos apelos da comunidade, pleiteou junto ao governador da época, Helvídio Nunes, a construção do prédio que fora realizada em terreno doado por um grande comerciante da localidade de Cocal dos Alves, o Sr. João Clementino Filho.
Satisfeita com a aquisição da primeira escola da comunidade, a população festejou às luzes de lampiões e lamparinas com festa e com as ilustres presenças das autoridades da época.
LISTA DOS ALUNOS PREMIADOS 2012 – EMAB
MEDALHISTAS DE OURO
RODOLFO VIEIRA FONTENELE – 3º ANO
MEDALHISTAS DE BRONZE
GILMARA DA ROCHA BRITO – 2º ANO
ANTÔNIO WESLEY DE BRITO VIEIRA – 1º ANO
JEAN CARLOS SOUSA DE BRITO – 1º ANO
CERTIFICADOS DE MENÇÃO HONROSA
ERISVALDO VERAS VIEIRA – 1º ANO
IZAEL FRANCISCO DE BRITO ARAUJO – 1º ANO
FABIO VIEIRA DE BRITO – 2º ANO
ANGELICA DE BRITO SOUSA – 2º ANO
LISTAGEM DOS ALUNOS PREMIADOS – TEOTÔNIO
MEDALHISTAS DE PRATA
FRANCISCO ANTONIO VERAS DA SILVA – 7º ANO
MEDALHISTAS DE BRONZE
JOSÉ MÁRCIO MACHADO DE BRITO – 9º ANO
ANA CARLA DE BRITO AMARAL – 8º ANO
ANTÔNIO DE BRITO AMARAL JUNIOR – 8º ANO
EDUARDA VIEIRA CARDOSO – 7º ANO
FÁBIO VIEIRA DE ARAUJO – 7º ANO
CERTIFICADOS DE MENÇÃO HONROSA
MAURÍCIO DE SOUSA VIEIRA – 7º ANO
MARIA DE FÁTIMA BRITO VIEIRA – 8º ANO
ITAESIO DOS SANTOS PEREIRA 7º – ANO
WANDERSON SILVA DE BRITO – 7º ANO
MARCELO LIMA VIEIRA – 7º ANO
WILLIAM BRANDAO DE BRITO – 6º ANO
ANA CLAUDIA SOUSA DE BRITO – 7º ANO
CRISTIANO OLIVEIRA DE SIQUEIRA – 7º ANO
RODRIGO MACHADO XAVIER – 7º ANO
MATHEUS DE BRITO LIMA – 6º ANO
ANA TALITA DE BRITO CRUZ – 9º ANO