Cinco judocas piauienses estão inscritos no Campeonato Brasileiro Sub-15, em Macapá, Amapá. O quinteto é puxado por Elenilda Pereira (até 44kg), vice-campeã no ano passado e atual campeão sul-americana da categoria. Antônio Ítalo (- 36kg), Luan Lima (-40kg), Tarisson Cardoso (-44kg) e Danilo Costa (- 48kg) completam a delegação do estado. O grupo viaja nesta quinta-feira e luta no sábado.
A principal dificuldade do time será controlar a ansiedade, explica Fabieldo Torres, chefe da delegação. A estreia em competições nacionais pesa, além da viagem desgastante de 11 horas, situações que podem atrapalhar no desempenho dos tatames. A expectativa de medalhas, contudo, é boa para os judocas piauienses.
– Todos têm chances. O time não teve férias, não houve intervalos para os treinos do Brasileiro Sub-15. Além da Elenilda, que foi vice-campeã, temos o Antônio Ítalo mostrando uma evolução técnica. Ele já foi no ano passado no Sub-13 e vai agora ao Sub-15 com bons resultados em campeonatos locais – avaliou Fabieldo Torres.
O campeão de cada categoria garante vaga no Pan-Americano, que acontece em novembro, em Porto Rico. Já o vice, vai ao Sul-Americano. Os cinco competidores do estado receberam o passe da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para participar da competição. O custo alto da viagem comprometeu a ida de outros atletas locais.
– Essa competição é um marco para o futuro do atleta, que deseja fazer parte da seleção. Esses cinco apresentaram os melhores resultados em campeonatos regionais e estão bem ranqueados. Poderíamos levar até 16, mas o custo pesou – completou Fabieldo Torres.
Fonte: Globo Esporte