Com direito a um golaço de Éverton Ribeiro, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Mineirão e precisa apenas de um empate no Maracanã para garantir a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Willian abriu o placar para o time mineiro e Carlos Eduardo diminuiu para o rubro-negro. Este foi o primeiro gol do camisa 20 com a camisa do Flamengo.

Os comandados de Mano Menezes, para passaram de fase, precisam de uma vitória por 1 a 0. O próximo confronto acontece na quarta-feira, no Maracanã.

O JOGO

Enquanto o Cruzeiro entrou em campo com a base da equipe que vinha atuando, o técnico Mano Menezes realizou mudanças e o Flamengo iniciou o jogo praticamente desfigurado, com o zagueiro Samir na lateral esquerda e Fernando no meio de campo. Talvez, a intenção do treinador rubro-negro era povoar o meio e até mesmo liberar André Santos ir ao ataque. Não se pode afirmar isso, mas se essa era a intenção, definitivamente não deu certo.

O primeiro tempo foi todo do Cruzeiro. Com uma equipe mais organizada em campo, o time mineiro atacante de todas as formas e pelos dois lados. Enquanto isso, o Flamengo demonstrava falta de criatividade e quase não deu trabalho ao goleiro Fábio. Prova disso é que o atacante Marcelo Moreno estava quase no meio de campo para buscar jogo.

E foi em uma jogada individual do camisa 19 que o Flamengo quase abriu o placar, quando dominou no meio, passou por dois marcadores e chutou da intermediária, carimbando a trave. Pronto, rubro-negro! A etapa inicial foi resumida neste lance. Por outro lado, o Cruzeiro cansou de perder gols. Felipe salvou em chute de Borges, Willian reclamou de pênalti de González (em lance duvidoso), mas uma hora não teve jeito. Após cruzamento de Ceará, a bola desviou na área, Felipe conseguiu fazer a defesa, mas não evitou o rebote, devidamente aproveitado por Willian.

Os times voltaram sem alterações para o segundo tempo. Nos primeiros minutos, houve um indício de que Mano teria ajeitado a equipe no intervalo e o Flamengo apresentou uma melhora. Mas não passou de um indício. Em pouco tempo o Cruzeiro voltou a tomar conta da partida.

Depois de chance desperdiçada por Borges e bola na trave de Bruno Rodrigo, um golaço! Um golaço de fazer valer o ingresso! Em contra-ataque, Ricardo Goulart passa para Éverton Ribeiro, que dá um balão em Luiz Antonio na área e bate de primeira para estufar a rede e ampliar a vantagem, aos 11 minutos.

A torcida do Cruzeiro voltou a ficar animada quando o técnico Marcelo Oliveira chamou o meia Júlio Baptista, que, recém-contrato, fez a sua estreia pelo time mineiro.

Em uma tentativa de mudar o final que se desenhava, Mano colocou Carlos Eduardo. E justamente o camisa 20 foi quem deu alegria aos rubro-negros. Aos 23, Dedé falhou, a bola bateu em Moreno e pegou na trave. Na volta, Carlos Eduardo bateu e fez seu primeiro gol com a camisa rubro-negra, mais de seis meses depois de sua estreia, em 17 de fevereiro, no clássico com o Botafogo.

Após o gol, o Flamengo conseguiu melhorar e, até certo ponto, pressionar o Cruzeiro atrás do empate, mas sem sucesso.

As equipe voltam a ficar frente à frente, na próxima quarta-feira, no Maracanã. Pelo Brasileiro, entram em campo novamente neste fim de semana. O Flamengo encara o Grêmio no sábado, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já o Cruzeiro, terá pela frente a Ponte Preta, também no sábado, no Moises Lucarelli.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 2 X 1 FLAMENGO

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Data-Hora: 21/8/2013 21h50 (de Brasília)

Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza (SP)

Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)

Púlbico/Renda: 33.645 pagantes / R$ 1.660.580,00

Cartões amarelos: Cáceres, Elias (FLA)

Cartões vermelhos: –

Gols: Willian, 27’/1ºT (1-0); Éverton Ribeiro, 11’/2ºT (2-0); Carlos Eduardo, 23’/2ºT (2-1)

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Léo, Dedé e Egídio; Nilton, Souza, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart (Luan – 34’/2ºT); Willian (Júlio Baptista – 21’/2ºT) e Borges (Vinícia Araújo – 34’/2ºT). Técnico: Marcelo Oliveira

FLAMENGO: Felipe; Luiz Antonio, Chicão, González e Samir (Paulinho – 35’/2ºT); Cáceres, Elias, André Santos e Gabriel (Carlos Eduardo – 18’/2ºT); Fernando (João Paulo – 24’/2ºT) e Marcelo Moreno. Técnico: Mano Menezes.

Fonte: Sportv