Comandante da CIPTur, Major Pacífico. (Foto: Kairo Amaral)
Comandante da CIPTur, Major Pacífico. (Foto: Kairo Amaral)

O comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), Major Antônio Pacífico, foi o entrevistado dessa segunda-feira (09/02) do Jornal da Costa Norte, apresentado pela jornalista Carol Porto. Durante a entrevista, ele apontou algumas estratégias que estão sendo estudadas para garantir a segurança dos foliões que optarem por Luís Correia neste período de carnaval.

Segundo ele, um dos maiores problemas que a Polícia Militar irá enfrentar neste ano em Luís Correia, será com relação à quantidade de vagas para estacionamento de veículos. Já que um dos principais eventos privados realizados no litoral do Piauí nesta época do ano, acontecerá na orla da praia de Atalaia. Devido à mudança, os foliões podem sentir um pouco de dificuldade.

“Tivemos uma reunião há cerca de 10 dias e tocamos nesse assunto do aumento do fluxo de veículos. Em anos anteriores, tínhamos os carnavais em ambientes fechados. E lá, os foliões tinham um espaço grande de estacionamento. Com essa mudança para a orla de Atalaia, teremos que interditar toda a área para que o trio passe com as pessoas. Para tanto, estamos realizando um planejamento para viabilizarmos essa questão do estacionamento”, afirmou o Major Antônio Pacífico.

Durante a entrevista, o comandante deu dicas aos turistas para evitar furtos em residências.
Durante a entrevista, o comandante deu dicas aos turistas para evitar furtos em residências.

Para o comandante da CIPTur, é recomendável que pelo menos cinco pessoas se reúnam para irem juntas em um só carro. Procurar por um táxi ou por um transporte coletivo que será oferecido nos dias de folia, também é uma alternativa para evitar transtornos. Outro problema que surge no período de alta temporada no litoral piauiense é o grande número de arrombamentos em residências. Major Pacífico pede a cooperação dos turistas.

“A gente pede para que as pessoas fiquem atentas no momento da saída da residência. É importante que todas as portas e janelas sejam verificadas, visando garantir a segurança do local. Em Luís Correia é difícil registramos assaltos, por exemplo. Mas furtos em casas de praia é muito comum, infelizmente. E isso se deve também a estrutura da maioria das casas, que não possuem aparatos de segurança, como cerca elétrica”, disse.

Com relação às estradas que cortam o município, o comandante da CIPTur destacou que já está com três anos que não é registrado nenhum acidente com vítima fatal nesta época de carnaval. E para garantir a segurança nas rodovias, Luís Correia receberá o reforço policial do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), que todos os anos se desloca de Teresina para fiscalizar e garantir a segurança dos condutores no litoral do Estado.

major_pacifico02

Por Kairo Amaral