Comissão de Educação da Câmara (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (22), o Comando Nacional de Greve (ANDES-SN) apresentou oficialmente, a contraproposta elaborada pelos docentes, que reafirma tanto ao governo quanto a sociedade a disposição da categoria em negociar a restruturação da carreira dos professores. O documento foi entregue aos parlamentares e será também protocolado junto aos ministérios da Educação e do Planejamento.

A contraproposta foi formulada a partir de indicações das assembleias gerais realizadas em todo país, no período de 13 a 17 de agosto, pelas Instituições Federais de Ensino (IFEs) que estão em greve. Na tarde de ontem (21), a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) aprovou o documento que flexibiliza a proposta original do ANDES-SN por meio de votação realizada em todos os campi da UFPI.

A nova proposta tenta trazer o governo de volta à mesa de negociações, uma vez que as duas propostas apresentadas foram rejeitadas pelas instituições que representam a maioria das universidades que estão em greve. O impacto da proposta original do Sindicato Nacional é de R$ 14,6 bilhões anuais, enquanto o impacto da contraproposta produzida pelo Comando Nacional de Greve e aprovada pela assembléia da ADUFPI é de R$ 9,4 bilhões, resultando numa redução de mais de 35%.

Fonte: Ascom