O Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí realiza, durante todo o mês de julho, operação de prevenção, salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar nas praias do litoral piauiense.
Por determinação do governo do estado, a operação ainda se estenderá até os fins de semana do mês de agosto e o começo de setembro, no intuito de garantir a segurança da população que aproveita as férias no litoral.
Com um efetivo de cerca de 50 oficiais, as praias da Pedra do Sal, no município de Parnaíba, Atalaia, Coqueiro, Barra Grande, Arrombado e Lagoa do Portinho, no município de Luís Correia, recebem maior atenção do Corpo de Bombeiros por conta do grande fluxo de visitantes durante o período.
Os Bombeiros realizam socorro e atendimento médico emergencial e pré-hospitalar, nos casos de acidentes com vítimas ou situações de perigo. O trabalho é executado com o auxílio de dois jet-skis, uma viatura ABSI, viatura de atendimento pré-hospitalar e uma viatura modelo ranger, além de um quadriculo.
“O efetivo está dividido de forma a dar cobertura às praias e segurança aos visitantes. Recomendamos que os banhistas tomem cuidado. Em caso de área desconhecida, sempre devem perguntar ao salva-vidas se é segura e, também, não nadar sozinho ou para muito longe da costa”, ressalta o comandante da operação no litoral, Major Rivelino.
Em caso de emergência, os banhistas devem ligar para o 193 de qualquer telefone e acionar o socorro dos oficiais do Corpo de Bombeiros.
Fonte: Jornal da Parnaiba