ze_hamilton04

Iniciando a série de entrevistas com os candidatos que buscam uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) nas Eleições de 2014, o Jornal da Costa Norte recebeu na edição desta sexta-feira (22/08) o candidato a deputado estadual José Hamilton Furtado Castelo Branco (PTB), da coligação “A Vitória com a força do povo”. O candidato parnaibano destacou suas ideias e propostas e comentou a atual conjuntura política, com destaque nas pesquisas eleitorais que são divulgadas constantemente.

Logo no início da entrevista a jornalista Carol Porto realizou uma pergunta para Zé Hamilton com relação às pesquisas eleitorais, que mostram em sua grande maioria, o candidato ao Governo do Estado Wellington Dias (PT) na frente. No entanto, quando os institutos de pesquisa se voltam para a região da planície litorânea, que envolve cerca de 10 municípios, o candidato Zé Filho (PMDB) fica a frente nos números.

“Uma pesquisa reflete aquilo que está ocorrendo naquele momento. Eu acredito que essa região norte pensa de maneira diferente. Nas vezes que fui candidato a prefeito aqui em Parnaíba, por exemplo, nenhuma pesquisa mostrava o meu nome na frente, porém em nenhuma dessas eleições eu deixei de ser vitorioso. O eleitor desta região realiza uma análise de toda a vida do político. Então, eu não acredito que essas pesquisas possam influenciar nas eleições, principalmente aqui em Parnaíba”, avaliou Zé Hamilton.

Na oportunidade, o candidato a deputado estadual enfatizou a campanha consolidada que o candidato Wellington Dias (PT) está fazendo na busca de retornar a governar o Estado do Piauí.

“A eleição do Wellington Dias é consolidada. Por que ele foi governador e prestou um grande serviço a esse Estado. Com ele, o Piauí se desenvolveu. Veja Parnaíba! Com o Wellington governador, nós ganhamos o Instituto Federal de educação, tivemos a ampliação do campus da Universidade Federal do Piauí, a implantação da rede de esgoto, então são essas coisas e essas pessoas que eu tenho consideração. Gente que já teve 40 anos de oportunidade para prestar serviços para esta cidade, não prestou. Muitas vezes, em vésperas de eleição, esse povo vem para Parnaíba e quer fazer tudo em um dia, e termina fazendo tudo mal feito de maneira precária”, comentou Zé Hamilton.

Em seguida, foi perguntado para o candidato quais as suas propostas na área da educação, em especial para a região norte do Estado. De acordo com Zé Hamilton, a sua primeira atitude como deputado estadual se eleito, será passar o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) para o Ministério da Educação (MEC), visando a transformação em um Hospital Universitário. Segundo ele, a federalização traria mais estrutura para o curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e minimizaria a problemática da saúde na planície litorânea.

“Eu sou candidato pra não ser omisso. Eu até pensava que já tinha prestado os meus serviços a minha cidade. Mas questões me fazem eu me candidatar. Por exemplo, eu não posso aceitar que seja concluído esse ciclo que nós trouxemos pra cá da Faculdade de Medicina. Porque que o Governo do Estado não cede o Hospital Dirceu Arcoverde para o MEC e assim seja transformado em um Hospital Universitário? Para que assim os residentes do curso de medicina prestem serviços, resolvendo e minimizando em partes os problemas de saúde de Parnaíba. Agora, eles não fazem isso só porque o Hospital Dirceu Arcoverde é um cabide de empregos? E que tem que acobertar alguns profissionais?”, ponderou o candidato.

Nas considerações finais, o candidato e ex-prefeito de Parnaíba lembrou os benefícios que já trouxe para a cidade enquanto Prefeito, bem como destacou como ele está tratando a sua campanha eleitoral.

“Quero me dirigir ao povo parnaibano com satisfação em dizer que eu não vou fazer campanha como alguns estão fazendo. Porque primeiro, eu não tenho dinheiro para fazer isso. Farei uma campanha dentro das minhas possibilidades que me oferecerem e me ajudarem. Deixo claro aqui também que eu não tenho compromisso com ninguém a não ser com o povo da Parnaíba”, concluiu o candidato Zé Hamilton.

A primeira rodada de entrevistas continua na próxima segunda-feira (25/08) com a participação do candidato Deusimar Brito, o “Terere” (PSDB), da coligação “Piauí no Coração”. Outros candidatos de coligações distintas terão a mesma oportunidade de explanar as suas ideias e propostas, sempre com o mesmo tempo que os demais conforme determina a legislação eleitoral.

ze_hamilton01ze_hamilton02 (1)

ze_hamilton03

ze_hamilton05

ze_hamilton06

ze_hamilton07

Por Kairo Amaral