Analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão de financiamento do sistema único de assistência social, reconhecendo a cor responsabilidade de cada ente federado é o principal objetivo da VIII Conferencia Municipal de Assistência Social que ocorrerá em julho,em Parnaíba. Paraisso, todos os CRAS do município realizaram as pré-conferencias, que hoje pela manha ocorreu no CRAS do bairro Piauí.
O CRAS é a instituição que auxilia na prevenção de riscos e vulnerabilidade social e a conferência é voltada para a população fortalecer os vínculos e estreitar as relações com a comunidade em geral. “As famílias devem conhecer e participar dos programas e projetos dos centros de referencias de assistência social” é o que afirma a coordenadora do CRAS Piauí.
De acordo ainda com Francisca Dourado é necessário diminuir a área de abrangência dos CRAS para que as ações sejam mais eficazes. O CRAS Piauí, por exemplo, abrange uma área de nove bairros desde o Frei Higino ao Carpina.
Essa e outras discussões serão levadas para a Conferencia nos dias 23 e 24 de julho no auditório da UFPI com o tema “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”. O evento é aberto para novas pautas e toda a comunidade pode participar.