Mais de 40 mil piauienses tiveram o fornecimento de energia comprometido devido ao crescente número de abalroamentos de postes no estado. Um levantamento realizado pela Equatorial Piauí apontou que, em 2025, já foram registradas 347 ocorrências, esse número representa um aumento de 37,6% em relação aos três primeiros meses de 2024.

Em Parnaíba, muitos registros já foram feitos no primeiro semestre. Além dos danos severos causados nas estruturas, que comprometem não apenas o poste, mas também seus componentes como transformadores, fios e chaves, há também o risco á exposição de acidentes com transeuntes e prejuízo financeiro aos responsáveis.

“É um dado muito alarmante também para Parnaíba em relação ao estado. Só aqui este ano tivemos 16 postes albaroados e em 2024 também tivemos um número alarmante de mais de 35 postes albaroados e destruídos, gerando um custo estimado de mais de 1 milhão de reais, que poderia ser investido no sistema elétrico e ligações para clientes. É um valor muito alarmante para comunidade de Parnaíba”, explica Roselman Mesquista, Gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Piauí. 

Além dos custos elevados para a reposição e manutenção das estruturas afetadas, os casos de abalroamentos criam um cenário de risco à segurança da população. A Equatorial pode imputar todos os custos aos infratores , para quem causou o acidente com os postes. 

“Além da segurança da sociedade, tem a falta de energia. A localidade fica sem energia por diversas horas, a depender da característica do albaroamento leva muito tempo para fazer a recomposição do sistema, o que gera um impacto muito pesado para a sociedade. A recomendação para a sociedade é, ao ver um poste albaroado, danificado, que não toque no poste, não toque nas nossas redes. Acione a Equatorial. E se possível, isole a área e solicite uma equipe”, conclui Roselman.

Em casos de abalroamento, os consumidores devem informar a ocorrência imediatamente por meio do 0800 086 0800 ou pela Clara, assistente virtual no WhatsApp, através do número (86) 3228-8200.