Os 27 médicos cubanos que desembarcaram em Teresina no último sábado (26), começaram hoje o treinamento de três dias, antes de seguirem para o interior onde vão atuar pelo Programa Mais Médicos. O evento acontece no auditório da Escola Fazendária. Os profissionais vão ser lotados em 16 cidades piauienses na 2ª etapa do programa.
A primeira fase teve início em setembro, e contou com a participação de 19 profissionais que já estão atuando nos municípios contemplados. Durante o treinamento, os médicos terão conhecimento da estrutura organizacional da saúde do Estado bem como as características físicas e culturais. A Secretaria de Saúde do Piauí participa com profissionais, detalhando as ações na Atenção Básica, área em que os profissionais vão atuar. “É um momento de conhecimento de nossa saúde, dos programas da atenção básica”, afirma a gerente de Atenção Básica, Cassandra Costa.
A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Socorro Candeira, comenta que essa segunda etapa reflete os resultados positivos que a primeira etapa apresentou. “Pela primeira vez estamos fazendo a verdadeira atenção básica preconizada pelo SUS, aquela em que o profissional se dedica à família e convive no município, e o Cosems vai sempre apoiar qualquer ação que melhore a saúde pública do Piauí”, declara.
Todos os médicos já trabalharam em outros países. Francisca Fernandes Mesa tem 25 anos de atuação na medicina voltada para a atenção básica. Para ela, vir ao Brasil é uma realização profissional e pessoal. “Posso passar três anos sem ver meus filhos, mas contribuir para a saúde pública também é um objetivo de vida”, declara a profissional que deixou dois filhos adolescentes no seu país de origem para trabalhar no Piauí, no município de Paulistana.
Os municípios que vão receber os profissionais nesta etapa são: Parnaíba (06 médicos), União (02 médicos), Pedro II (02 médicos), Miguel Alves (02), Esperantina (02), Corrente (02), Paulistana, Pio IX, São Miguel do Tapuio, Luzilandia, Oeiras, Luis Correia, Cocal, José de Freitas, São João do Piauí, Ribeiro Gonçalves e Nazária do Piauí, esses últimos, com um profissional cada.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesapi