A defensora pública Ellen Brandão foi a entrevistada desta quinta-feira (21) no Jornal da Costa Norte. Responsável pelo Núcleo de Defesa do Direito da Mulher, ela falou sobre as ações que são desenvolvidas através da Defensoria Pública na cidade de Parnaíba. A principal delas é a busca de medidas protetivas para as mulheres vítimas de violência.

“O trabalho é garantir que ela não venha sofrer uma nova violência, mas a gente também atua diariamente com outras ações pertinentes, tais como alimentos, divórcio, dissolução de união estável, queixas crimes (…) Todas as ações pertinentes ao núcleo da violência familiar são acompanhadas pelo núcleo de defesa da mulher”, explicou a defensora pública.

Ellen Brandão ressalta que a cidade de Parnaíba conta com uma rede de enfrentamento à violência doméstica fortalecida. “Temos além da defensoria, o núcleo de enfrentamento à violência, a OAB também faz um trabalho, a delegacia da mulher”, destacou, ao lembrar que a mulher vítima de violência pode vir a recorrer a qualquer dos entes acima mencionados.

A defensora citou dados estatísticos dando conta de que são atendidos, em média, um caso a cada dois dias, se levar em consideração os registros do ano passado. No entanto, somente no mês de fevereiro em curso, a Defensoria em Parnaíba já contabilizou 17 denúncias protocoladas, o que revela um aumento no número de mulheres que procuram o serviço.

“A gente sabe que a violência acontece há muito tempo e antes era encarada como problema de marido e mulher que não se era levado a público. O fato da mulher ter ganhado espaço na sociedade faz com que o agressor muitas vezes haja com retaliação a esse empoderamento. Por isso as mulheres tem procurado cada vez mais amparo”, disse Ellen Brandão.