1ª Ciretran de Parnaíba (Foto: Darklise Albuquerque/Jornal da Parnaíba)
1ª Ciretran de Parnaíba
(Foto: Darklise Albuquerque/Jornal da Parnaíba)

Para dar celeridade aos 14 mil processos de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de candidatos que residem no interior do Piauí com vencimento até 31 de agosto, o estado foi dividido em sete regionais, a fim de descentralizar os testes na capital. Uma banca examinadora do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) deverá se deslocar a Parnaíba e outros 6 municípios duas vezes ao mês.

Nesta sexta-feira e sábado, dias 20 e 21, serão realizadas provas de percurso e baliza nos municípios de Bom Jesus e São Raimundo Nonato.

De acordo com o diretor geral do Detran, Arão Lobão, as regionais irão desburocratizar e facilitar aos candidatos o acesso às provas práticas, atendendo a todos os municípios onde existem Centros de Formação de Condutores (CFC). “A Diretoria de Habilitação nos informou sobre o caso e adotamos essa medida para dar vazão aos processos. Agora não há mais necessidade de solicitar pedido de deslocamento junto ao Departamento para realizar as provas em uma dessas regionais”, esclarece o diretor.

Para os donos das escolas de condutores em Parnaíba, esta ação embora que tardia, ainda não vai reduzir o número de atrasos que o município tem. O agendamento para a realização da prova estará disponível sete dias antes da chegada da banca examinadora na regional. Terão prioridades os processos de candidatos de primeira habilitação com data de vencimento de até 120 dias, contados da data prevista para a realização dos testes práticos. Os processos que estão com data de vencimento até 30 dias e não conseguiram vagas nas regionais, não necessitam de autorização para fazer o exame em Teresina.

Os exames práticos são avaliados seguindo as normas da Resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 14 de dezembro de 2004, onde são estabelecidos normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem e outras providências.

As bancas são compostas por 42 examinadores e cinco secretários, designados, conforme legislação, pelo diretor-geral do Detran, além de possuírem curso específico para o exercício da função. A expectativa é que cerca de 900 exames práticos de percurso e baliza sejam realizados em cada regional do Estado.

Fonte: Portal O Dia