Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, venceria, tranquila, as eleições ainda no primeiro turno no Piauí se o escrutínio eleitoral fosse hoje, aponta pesquisa realizada entre os dias 17 a 20 de julho, em todas as microrregiões do Estado pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

Segundo a pesquisa, Dilma Rousseff tem no Piauí 64,38% das intenções de voto estimuladas, mantendo uma grande diferença em relação aos seus adversários.

O candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, obteve 12,75% das intenções de voto estimuladas no Piauí, seguido do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, que tem 7,39% das intenções de voto estimuladas.

O candidato do PSC à Presidência da República, Pastor Everaldo, tem 2,02% das intenções de voto estimuladas. O candidato do PSTU, Zé Maria tem 1,06% das intenções de voto estimuladas dos eleitores piauienses.

Os outros candidatos a presidente da República têm intenções de voto estimuladas abaixo de 1% – Eduardo Jorge (PV), tem 0,53% das intenções de voto; Eymael (PSDC), tem 0,35%; Luciana Genro (PSOL) tem 0,62%; Rui Costa Pimenta (PCO) tem 0,53% das intenções de voto; e Mauro Iasi (PCB) tem 0,26%.

Os eleitores que afirmaram não saber ou não querer opinar representam 6,51% do total e os querem votar nulo e branco somam 3,61%.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, nos dias 17 a 20 de julho, com 1.137 eleitores com com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral em 47 municípios.

A amostragem é não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, microrregião e municípios.

Foram feitas entrevistas domiciliares e individuais. Foram pesquisados os seguintes municípios por microrregião: Baixo Parnaíba Piauiense (Miguel Alves, Esperantina, Piripiri, Batalha);

Litoral Piauiense (Parnaíba, Luís Correia, Cocal); Teresina (Teresina, Beneditinos, União); Campo

Maior (Nossa Senhora de Nazaré, Sigefredo Pacheco, Campo Maior, São Miguel do Tapuio); Médio

Parnaíba Piauiense (Água Branca, Regeneração, Amarante); Valença do Piauí (Várzea Grande,

Elesbão Veloso, Valença do Piauí); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí); Bertolínia (Antônio Almeida,

Manoel Emídio); Floriano (Jerumenha, Guadalupe, Floriano); Alto Médio Gurgueia (Santa Luz, Bom

Jesus); São Raimundo Nonato (São Braz do Piauí, Jurema, Caracol, São Raimundo Nonato);

Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Avelino Lopes, Corrente); Picos (Bocaina, Oeiras, Picos, São

Luís do Piauí); Pio IX (Alagoinha do Piauí, Pio IX); Alto Médio Canindé (Curral Novo do Piauí, São

Francisco de Assis do Piauí, Acauã, Massapê do Piauí, Queimada Nova, Simões, São João do Piauí).

O questionário foi estruturado com perguntas abertas e fechadas.

A margem de erro é de 2,85%.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)-BR, com o protocolo Nº BR 00230/2014, no dia 16 de julho.

Dilma Rousseff tem 48,11% das intenções de voto espontâneas no Piauí 

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, tem 48,11% das intenções de voto espontâneas, quando os entrevistadores não mostram aos eleitores os nomes dos candidatos.

A pesquisa Instituto Amostragem – Sistema Integrado Meio Norte de Comunicação aponta que Aécio Neves tem 6,86% das intenções de voto espontâneas dos eleitores piauiense e Eduardo Campos tem 2,55% das intenções de voto espontâneas.

Os eleitores que não querem não sabem ou não querem opinar representam 37,47% e os que querem votar nulo ou em branco são 2,29%.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não é candidato à Presidência da República, tem 1,58% das intenções de voto espontâneas dos eleitores piauienses.

Marina Silva, José Serra e Wilson Martins são lembrados espontaneamente para a Presidência da República, mas com percentual inferior a 1%.

Dilma Rousseff chega a ter 86% das intenções de voto estimuladas na microrregião de São Raimundo Nonato.

A presidente e candidata a reeleição, Dilma Rousseff, chega a ter 86% das intenções de voto estimuladas na microrregião de São Raimundo Nonato.

Ela tem a liderança em todas as microrregiões piauienses.

Na microrregião Chapadas do Extremo Sul, Dilma Rousseff tem 80% das intenções de voto estimuladas; 81,13% na microrregião Médio Parnaíba Piauiense; 72,09% na microrregião Valença do Piauí; 77,29% na microrregião de Pio IX; e 60,42% na microrregião de Teresina.

O candidato do PSDB, Aécio Neves tem 22,22% das intenções de voto estimuladas em na microrregião de Floriano; 18,75% das intenções de voto na microrregião do Alto Parnaíba Piauiense; 16,36% na microrregião do Litoral Piauiense; e 13,65% na microrregião de Teresina.

Eduardo Campos tem 12,50% das intenções de voto estimuladas nas microrregiões de Bertolínia e Alto Gurgueia; 11,76% na microrregião Alto Médio Canindé; 9,09% na microrregião de Campo Maior, e de 8% na microrregião de Teresina.

O Pastor Etevaldo tem 6,25% das intenções de voto estimuladas na microrregião de Bertolínia e 4,11% na microrregião de Picos.

Aécio Neves tem o maior índice de rejeição no Piauí 

O candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, tem o maior índice de rejeição entre os eleitores do Piauí, com 21,81%, seguido da presidente Dilma Rousseff, que tem 19,96% de rejeição do eleitorado piauiense, segundo a pesquisa Instituto Amostragem – Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

Eduardo Campos tem a rejeição de 13,37% dos eleitores piauienses; Eduardo Jorge tem rejeição de 10,11%; Eymael em índice de rejeição de 9,23% dos eleitores; Luciana Genro tem rejeição de 9,85%; Mauro Iasi tem rejeição de 7,83% dos eleitores; o Pastor Etevaldo tem 12,14% de rejeição; Rui Costa Pimenta tem rejeição de 8,84% dos eleitores; o candidato do PRTB a presidente da República, Levy Fidelix, tem 9,76% de rejeição dos eleitores piauienses; e Zé Maria tem índice de rejeição de 11,87%.

Os eleitores que afirmaram que não sabem ou não opinam somam 13,54% e os querem votar em branco ou nulo são 1,14%.

Os eleitores que não rejeitam ninguém somam 13,10%.

Fonte: Meio Norte