Na Operação Fragmentação, desencadeada nesta quarta-feira (07/12), pela Força Tarefa de Segurança Pública do Piauí (FTSP), em Parnaíba e outras duas cidades do Piauí e Ceará, os policiais encontraram grande quantidade de material ilegal em residência localizada no Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba. O imóvel foi um dos alvos da polícia, que encontrou no local, dentre outros materiais ilegais, coletes à prova de bala e vários rádios comunicadores.

De acordo com a FTSP, o proprietário do imóvel é investigado por envolvimento com facção criminosa e tráfico de drogas. Em um dos rádios comunicadores apreendidos, há uma inscrição do grupo criminoso ao qual supostamente o investigado pertence. Na casa foram apreendidos também relógios, aparelho televisor, arma de fogo municiada, drogas prontas para a comercialização e vários outros materiais.

O investigado foi encaminhado à Central de Flagrantes para prestar esclarecimentos sobre a origem dos itens apreendidos.

Sobre a operação

A Polícia Federal, por meio da Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP), deflagrou nesta quarta-feira (07/12) a Operação Fragmentação, com o objetivo de combater os crimes de organização criminosa e tráfico de drogas praticados por grupos que atuam na região norte do estado do Piauí. Estão sendo cumpridos 32 mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Parnaíba (PI), Luís Correia (PI) e Fortaleza (CE).

A ação policial decorre da continuidade das investigações desenvolvidas pela Força Tarefa durante os anos de 2021 e 2022, a partir da análise de documentos que apontam a atuação permanente de uma rede de traficantes, responsáveis pela distribuição de drogas e armas aos estados do Piauí e Ceará, em contexto de facções criminosas.

Participam do cumprimento dos mandados cerca 150 policiais, todos integrantes das forças de segurança que compõem a Força Tarefa de Segurança Pública. A FTSP, seguindo o modelo proposto pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI/MJSP), é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal.