A tomada de decisões sobre os investimentos públicos passou a ter participação popular no orçamento do Estado, após o lançamento do Programa de Orçamento Participativo, o OPA. Para Parnaíba foram destinados R$ 10 milhões para o ano seguinte. Foram visitadas 63 associações comunitárias de Parnaíba e 33 foram cadastradas no Colab. Isto porque as demais estavam com pendências nas documentações. Caso contrário seriam mais. Foram registradas 92 propostas de direcionamento do orçamento.

Em Parnaíba, a região sul foi a que mais apresentou demandas. Foram 58% voltadas à mobilidade urbana, 20% destinados ao espore e lazer, 9% são demandas da cultura e 8% são propostas da segurança e justiça.

Após análise de viabilidade, as propostas ficarão disponíveis no site e aplicativo para votação popular, entre os dias 1º e 18 de agosto. Qualquer cidadão com mais de 16 anos e com Cadastro de Pessoa Física (CPF) poderá participar desta etapa. No dia 29 de agosto, acontece a homologação do resultado final. As propostas eleitas serão avaliadas e adequadas pelas secretarias de Estado para compor o orçamento anual.