O ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, reuniu dezenas de prefeitos do Piauí, na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da Associação de Piauiense de Prefeitos Municipais do Piauí (APPM), para uma reunião sobre o Programa Serviço Civil Voluntário.

 

O programa, direcionado para jovens de 18 a 29 anos desempregados e para pessoas com mais de 50 anos que estejam há dois anos sem emprego, abre espaço para as prefeituras contratarem essas pessoas em regime de meio turno, com o turno restante sendo ocupado por um curso de qualificação.

 

Ainda não há data para o programa ter início no estado, mas ele deve durar até o dia 31 de dezembro. Os cursos devem ser ofertados pelo Sistema S. O programa foi instituído através de uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em 28 de janeiro de 2021.

 

Em Teresina, ministro Onyx Lorenzoni apresenta programa de qualificação profissional a prefeitos — Foto: Andrê Nascimento/ g1 PI

 

Ainda segundo o ministro, cada prefeitura que aderir ao programa irá definir para que áreas abrirá as vagas e os cursos, que poderão ser ministrados no modelo presencial ou ensino remoto em salas de internet a serem criadas pelas prefeituras.

 

Na reunião desta quinta-feira (24) o ministro apresentou o programa e, ao fim, tirou dúvidas de alguns prefeitos piauienses.

 

Fonte: G1/PI