Uma embarcação encalhada na Ilha do Pontal das Almas, no Estado do Ceará, divisa com o município de Cajueiro da Praia (PI) foi alvo de denúncia por volta das 08h de domingo (21/05). No barco havia cigarros contrabandeados. A Polícia Militar fez a verificação e entrou em contato com a Marinha e a Polícia Federal.

Segundo informações da Capitania dos Portos do Piauí, no momento da abordagem não havia tripulantes e na embarcação havia uma bandeira do Suriname, país da América do Sul. Seis homens foram conduzidos para a Central de Flagrantes, por policiais do 24º Batalhão de Policia Militar Atalaia, por se apropriarem na mercadoria encontrada; mas foram liberados em seguida, após lavratura de Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Foram recuperadas 15 caixas de cigarros. No total foram 106 caixas apreendidas, contendo 50 cigarros cada. O caso foi encaminhado para Polícia Federal.

A Polícia Federal de Parnaíba comunicou, em nota, que após a finalização dos procedimentos de apreensão da carga, seguira com as investigações:

“A Polícia Federal informa que, neste domingo (21/5), foram presas cinco pessoas retirando caixas de cigarros contrabandeados de uma embarcação encalhada no município de Cajueiro da Praia/PI. A prisão foi realizada pela Polícia Militar e os suspeitos foram autuados pela Polícia Civil pelo crime de receptação.

Até o momento, não foi realizada a prisão de nenhum integrante da tripulação e a Marinha do Brasil trabalha para desencalhar a embarcação. A Polícia Federal aguarda a finalização dos procedimentos para efetuar a apreensão da carga e dar seguimento às investigações referentes ao crime de contrabando.”