As escolas de tempo integral visam à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, e têm sido aprovada por pais e alunos. O programa iniciou em 2009 e, desde então, tem sido intensificado. Atualmente, foram beneficiados com o programa 26 municípios, sendo 43 escolas e aproximadamente 14 mil estudantes.
O programa de Tempo Integral propõe uma carga horária de 45 horas semanais e 9 horas diárias. Por dia, é reservada uma hora para almoço, além de dois lanches. A carga horária disciplinar é distribuída entre as atividades curriculares e extracurriculares durante o período diurno.
Para a estudante do 8º ano, Kássia Moura, a didática utilizada pelos professores no regime de tempo integral é eficiente. “Os professores nos ensinam com brincadeiras de um jeito relaxante, assim a aula não fica chata e todos aprendem. Além das aulas convencionais, nós praticamos esporte, oficinas de leitura na biblioteca, aprendemos ainda sobre artes e várias outras coisas”, disse a aluna.
As atividades do programa são pautadas pelo protagonismo juvenil e pela pedagogia da presença. “Nossas ações são desenvolvidas dentro dessa pedagogia, pois nestas o estudante é autor da sua própria história e onde todos interagem constantemente”, afirma Alcina Sotero, coordenadora dos Centros de Tempo Integral.
Os pais também aprovam o desempenho das escolas, como é o caso da costureira Kátia Moura. “Eu gosto muito do ensino e da dinâmica da escola de tempo integral, percebo que a minha filha aprendeu muito. Além das aulas são realizadas atividades esportivas e também reforço escolar. Outro ponto positivo é que, como eu trabalho fora de casa, fico tranquila porque ela está na escola durante o dia”, comenta a mãe da aluna Kássia Moura.
De acordo com Alcina Sotero, ações como essa reafirmam o compromisso do Governo do Estado do Piauí com a educação. “O Estado está investindo na formação acadêmica e no desenvolvimento da cidadania, sem dúvidas ações como essa reafirmam a importância da educação para a gestão”, conta a coordenadora.
Avanço das escolas com jornada ampliada
O Piauí conta com uma média de 359 escolas com jornada de ensino ampliada e tempo integral. Além disso, o Governo do Estado vem incentivando e colaborando com os municípios para a adoção dessa modalidade de ensino, desse modo, hoje, já são mais de 1.200 escolas municipais contribuindo para a melhoria da aprendizagem.
De acordo com o governador Wilson Martins, o objetivo dessas ações é fortalecer a educação e melhorar as condições de aprendizagem. “É importante fortalecer a educação em todo o Estado. Estamos fazendo de tudo para estimular a permanência do aluno em sala de aula com programas importantes, como Mais Saber, Tempo Integral, Ensino Médio Inovador, além de ações voltadas para o ensino técnico e formação de professores”, ressalta.
Com a mudança de regime, as escolas já evidenciam resultados como, por exemplo, o Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral Padre Joaquim Nonato Gomes, situada em Teresina. A média da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) passou de 4,9 em 2009 para 5,5 em 2011.
Fonte: CCom