Chega o final do ano e quem trabalha de carteira assinada já fica pensando o que vai fazer com o 13º salário. A bonificação, que deveria servir para as famílias terem mais comida na mesa nas festas de fim de ano, acaba sendo empregada em outras despesas essenciais. Mas será que isso é o melhor a se fazer?

O 13º salário, ou gratificação de natal é pago pelos patrões aos funcionários que trabalham em regime CLT (emprego formal, com carteira assinada), apesar da boa intenção desse benefício, com a alta nos preços dos produtos alimentícios, a melhor forma de usar esse dinheiro, segundo a consultora financeira doutora Celina Olivindo, é negociar e pagar as dívidas atrasadas. “Uma das melhores estratégias é negociar dívidas antigas. […] Porque você deixa de pagar juros enormes”, disse.

Há quem esteja planejando usar esse dinheiro para investir na educação dos filhos e até comprar presente para a criançada nas festas de fim de ano. Mas na hora das compras é bom estar atento aos gastos para não ter dor de cabeça logo no início de 2023, e se possível, guardar uma parte dessa grana pode ser uma boa saída na hora do sufoco.

“A gente tem a razão e a emoção; A razão nos diz que o melhor a fazer é buscar negociar aquilo que eu tenho pendente, porque um nome limpo te proporciona novas oportunidades […] Tirando o 13º, pense assim: ‘Quando é que eu vou ter dinheiro de novo em mão? Esse dinheiro que não estava contando no meu orçamento? Só no ano que vem? De novo? E se eu tiver empregado?’ Então é algo que você deve pensar” alertou Celina.