Mostra “Mulheres pelo Clima” traça estratégias para cuidados com o planeta
Na manhã desta quarta-feira (08), na feira da UFDPar Mostra Mulheres pelo Clima, aborda as mudanças climáticas e apresenta estratégias para o cuidado com o planeta, destacando a importância com o meio ambiente.
O evento incluiu demonstrações do processo de coleta de mariscos para venda e incentivava o consumo de produtos orgânicos e saudáveis como alternativas viáveis para o comércio.
As mudanças climáticas são um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade, elas são causadas principalmente pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, resultantes das atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura intensiva.
Os impactos já estão sendo sentidos em todo o mundo, desde o derretimento das calotas polares até eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos.
Na feira também foi discutido os impactos dos resíduos lançados nos mares e rios, destacando as ações que afetam diretamente a vida dos seres vivos e o meio ambiente.
O uso de sacolas plásticas tem causado danos significativos ao planeta. Milhões de toneladas desses produtos são descartados anualmente, muitas delas acabam poluindo os oceanos, rios e ecossistemas terrestres. Sua decomposição precisa de centenas de anos. As sacolas plásticas também liberam pequenas partículas (micro plásticos) que poluem o solo e a água, prejudicando a cadeia alimentar e a saúde humana .
Piauí passa a monitorar poluição do ar pela prevenção da saúde pública