Frederico de Siqueira Filho tomou posse nesta quinta-feira (24) como novo ministro das Comunicações. Engenheiro e ex-presidente da Telebras, Siqueira foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após indicação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com apoio do União Brasil e do ex-ministro Juscelino Filho, que deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
A escolha foi definida em reunião no Palácio do Planalto com a presença de Lula, Alcolumbre, Juscelino, o deputado Pedro Lucas Fernandes e a ministra Gleisi Hoffmann. Pedro Lucas chegou a ser cotado para o ministério, mas desistiu da indicação dois dias antes da posse.
Em carta aberta, Frederico Siqueira afirmou que o ministério será protagonista na construção de um Brasil “mais conectado e com mais oportunidades”. Ele destacou prioridades como ampliar o acesso ao 5G, conectar escolas públicas e comunidades na Amazônia, e dar agilidade à concessão de rádios, canais de TV e à implantação da TV 3.0.