No município de Luís Correia, o governador do Piauí, Rafael Fonteles visitou na manhã desta segunda-feira (13/02) a área onde será construído o Terminal Pesqueiro com início para este semestre e previsão de término em 2024. Ao todo, está previsto o investimento de 150 milhões de reais, oriundos do Tesouro Estadual. Inicialmente 94 milhões de reais serão investidos para a construção de um cais pesqueiro e uma dragagem. O local é estratégico como espaço para escoamento de produção.

O Cais Pesqueiro será construído onde o rio Igaraçu chega ao oceano atlântico, com 180 metros de cumprimento  por 15 largura. O desafio segundo o Rafael Fonteles será a dragagem de nove metros, inicialmente, para atracar navios de médio e grande porte. Após isto será a infraestrutura necessária para instalações do posto de combustíveis para as embarcações, galpões para que o pescado seja tratado, e industrializado.  Ainda segundo o governador Rafael Fonteles, futuramente serão feitas concessões públicas para operações privadas.

A previsão de conclusão da primeira etapa é para o início de dezembro de 2023. O terminal é fundamental para alavancar o desenvolvimento socioeconômico na Planície Litorânea; bem como o escoamento de mais de sete milhões de toneladas da produção agrícola do Piauí, que atualmente é feito pelo porto de Itaqui, Estado do Maranhão.