Na tarde desta segunda-feira (14), o governador Wilson Martins reuniu-se com o grupo de gestores dos órgãos da dimensão de segurança e justiça. Na reunião, foram tratadas as metas da Secretaria de Segurança, Comando Geral da PM, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça e Departamento de Trânsito (Detran).
O comandante geral da PM, Gerardo Rebelo, apresentou os últimos tramites para a implantação do Programa Ronda Cidadão no interior do estado. “Estamos em fase de conclusão para o deslocamento de pessoal que irá trabalhar no Ronda Cidadão nas cidades de Picos e Parnaíba. No momento falta apenas a comprar de utensílios e equipamentos para as novas unidades”, afirmou. Na cidade de Picos serão deslocados 40 policiais e em Parnaíba 60 policiais.
Também está em fase contratual a instalação de 20 câmeras do Programa Guardião Eletrônica, que já está em funcionamento na capital. As primeiras cidades a receberem os equipamentos serão as cidades de Picos e Parnaíba.
Na área carcerária foi apresentada a ampliação de vagas na Casa de Custodia e na Penitenciária de Esperantina. A Casa de Detenção Provisória de Altos, que estava em fase de construção, teve o contrato de sua obra cancelado devido o não cumprimento dos prazos estabelecidos por parte da empresa contratada. Será aberta uma nova licitação. A Sejus planeja ainda a implantação do Núcleo de Atenção a Mulher Vítima de Violência, onde dentro de um ano poderão ser atendidas cerca de 300 mulheres.
Na área de atenção social dentro dos presídios será implantado projeto de panificação nas penitenciarias de Bom Jesus e Esperantina. Foram distribuídas 1500 peças de uniformes produzidas pela detentas que participam da oficina permanente de corte e costura.
Em todo o Estado, visando manter a segurança dos cidadãos foi intensificada as operações conjuntas ente a policia militar e polícia civil.
Foram concluídas as obras de construção do 4º Batalhão da Policia Militar na cidade de Picos e do 9º Batalhão na cidade de Teresina, localizado na zona norte. O novo prédio do Instituto Médico Legal (IML) está em fase de conclusão. A empresa está fazendo os acabamentos finais como pintura e instalações elétricas.